Heraldo Almeida

Conheça o que é a Piracema


A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.
Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza. Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura. Os testículos dos peixes machos nesse período aumentam de tamanho, ficando repletos de sêmen. No momento da fecundação, que ocorre externamente, a fêmea lança óvulos na água, enquanto o macho lança os espermatozóides diretamente sobre eles. Após esse momento, os peixes descem novamente o rio. Vale destacar que ovos e larvas também fazem a viagem no sentido contrário ao da piracema enquanto amadurece m. No nosso país, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, que causam o aumento do nível dos rios.
Um grande obstáculo à piracema é a presença de barragem. Os peixes, ao tentarem subir o rio, encontram esse obstáculo e, muitas vezes, ferem-se gravemente, além de ficarem muito exaustos. É nesse momento que muitos predadores se fartam de alimento. Mesmo quando os peixes conseguem se reproduzir, as larvas e ovos não conseguem sobreviver nos reservatórios. Além disso, há as turbinas que podem causar a morte tanto dos peixes quanto dos ovos e larvas.
Vale destacar que, geralmente, as barragens apresentam sistemas para a transposição de peixes com a finalidade de diminuir os impactos relatados. Esses sistemas consistem normalmente em uma espécie de escada que facilita a subida e descida dos peixes, úteis nos países do Hemisfério Norte, entretanto, nos países da América do Sul, não teve tanto sucesso.

 

  • Lugar Sagrado

Novo show do cantor e compositor amapaense, Roni Moraes, “Amazônia Lugar Sagrado”, agendado para acontecer no dia 18 de outubro (sexta), no Sankofa Eco Casa (Orla do Santa Inês – Araxá), 21h.
Cantora Deize Pinheiro fará a abertura do evento, e mais Zé Miguel e Nonato Santos como convidados do show. Informações: 98118-9131.

 

  • Encantaria

Vem aí o show da cantora Mayara Braga, “Encantaria”, marcado para acontecer dia 9 de outubro, no Sankofa Eco Casa (Orla do Santa Inês – Araxá), 23h.
Participação dos artistas: Shayna Braga, Maria Vitória, Grupo Sereia do Mar, Mery Baraká, Jorginho do Cavaco, Sabrina Zahara e Lucas Rodrigues. Informações: 98136-1942 e 98417-1574.

 

  • Encontro

Na sexta (4) tem Ensaio Show – Encontro Cultural, no Barracão do Marabaixo do Pavão,a na av: José Tupinambá – Laguinho, a partir das 22h.
Artistas Convidados: Grupo Tambores, Grupo de Marabaixo Guá, Marabaixo do Pavão, Rafael Esteffans, Maniva Venenosa e Natural RAP.

 

  • Poesia

Um poema assinado pelo amapaense, Arilson de Souza, para adoçar o nosso mundo amazônico e a nossa aldeia tucuju.
“Macapá, Jovem Morena”: Minha jovem morena/teu visual me encanta/ e quando te veste de açucena/tua beleza se agiganta. Teus cabelos cor da mata/vem dos índios que idolatram/tua pele preta/parda (herança dos filhos da mãe África). És versos de poesia/e exaltada em belas canções. Nos (Marabaixos) da alegria/és a açucena dos meus (ladrões!). “Pequena” imponente!/protegida de Sao José. Traz em ti a fé dessa gente/que caminha no (Círio de Nazaré!). Oh, minha (morena Macapá!)/O mundo se divide em ti/Tens o encanto do ” Quebra-mar”/e o cheiro gostoso do açaí!”. (Arilson de Souza).

 

  • Cantando

Cantora Brenda Melo vai soltar a voz e cantar pro povo da cidade de Santana/AP, na sexta (4), na casa de eventos Coquinho Cubano, Rua 03 – Vila Amazonas, a partir das 22h. Informações: 98116-9034/99121-6868.

 

  • Clássicos

Sambista Jorginho do Cavaco vai cantar os Clássicos do Samba, sábado (5), no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano), Araxá, a partir das 21h.
O “Trio Bom Kisó” vai abrir o show e em seguida Jorginho do Cavaco apresenta um belo repertório com sambas inesquecíveis. Informações: 99139-7731/999128-5415.

 

  • Imperdível

Cantora Sabrina Zahara tem o show, “Eu Não Ando Só”, agendado para acontecer na sexta (4), no Sankofa Eco Casa (Orla do Santa Inês – Araxá), a partir das 19h. Informações: 99101-2881/99113-7082.