Conheça o que é a Piracema

A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova. Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza. Esse processo é […]

Compartilhe:

A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.

Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza. Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura. Os testículos dos peixes machos nesse período aumentam de tamanho, ficando repletos de sêmen. No momento da fecundação, que ocorre externamente, a fêmea lança óvulos na água, enquanto o macho lança os espermatozóides diretamente sobre eles. Após esse momento, os peixes descem novamente o rio. Vale destacar que ovos e larvas também fazem a viagem no sentido contrário ao da piracema enquanto amadurecem. No nosso país, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, que causam o aumento do nível dos rios.

Um grande obstáculo à piracema é a presença de barragem. Os peixes, ao tentarem subir o rio, encontram esse obstáculo e, muitas vezes, ferem-se gravemente, além de ficarem muito exaustos. É nesse momento que muitos predadores se fartam de alimento. Mesmo quando os peixes conseguem se reproduzir, as larvas e ovos não conseguem sobreviver nos reservatórios. Além disso, há as turbinas que podem causar a morte tanto dos peixes quanto dos ovos e larvas.

Vale destacar que, geralmente, as barragens apresentam sistemas para a transposição de peixes com a finalidade de diminuir os impactos relatados. Esses sistemas consistem normalmente em uma espécie de escada que facilita a subida e descida dos peixes, úteis nos países do Hemisfério Norte, entretanto, nos países da América do Sul, não teve tanto sucesso.

 

  • Mister

Modelo amapaense e dançarino, Pablo Sena, é o representando do Amapá no concurso Mister Brasil (CNB).
Dia 10 de agosto em Angra dos Reis (RJ). Boa sorte.

 

  • Rock Samba

Sexta, 13, tem Estação Rock e Samba na programação do Macapá Verão, com Rock na Praça da bandeira e Samba no Mercado Central.
Ambos a partir das 19h.

 

  • Proposta

Candidatos ao governo do Amapá poderiam incluir em suas propostas, discussões permanentes com artistas de todos os segmentos culturais.
Quem sabe assim se constrói o tão esperado projeto de política pública cultural. Dica.

 

  • É hoje

Nesta quinta, 12, tem a segunda edição do Estação Lunar fazendo parte da agenda do Macapá Verão 2018, em Fazendinha, a partir das 19h.
Atrações: Amadeu Cavalcante, Mayara Braga, Eudes Fraga, Brenda Melo, Marabaixo da Juventude, Poetas Azuis e Grupo Pilão.

 

  • É hoje

Nesta quinta, 12, tem a segunda edição do Estação Lunar fazendo parte da agenda do Macapá Verão 2018, em Fazendinha, a partir das 19h.
Atrações: Amadeu Cavalcante, Mayara Braga, Eudes Fraga, Brenda Melo, Marabaixo da Juventude, Poetas Azuis e Grupo Pilão.

 

  • Agenda

Sexta, 13, tem show especial no palco do Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), com “Alan Gomes Cantando Djavan”, a partir das 22h. Informações: 98140-4980.

 

  • Intercâmbio

Segmentos culturais aguardam os intercâmbios culturais que antes aconteciam com freqüência, com outros centros.
Boa vontade e atitude política. Diz aí.


 
Compartilhe: