Heraldo Almeida

Conheça o que é a viola caipira


Viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, viola cabocla e viola brasileira, é um instrumento musical de cordas. Com suas variações, é popular principalmente no interior do Brasil, sendo um dos símbolos da música popular brasileira.

Tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde. As violas são descendentes diretas da guitarra latina, que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa. As violas portuguesas chegaram ao Brasil trazidas por colonos portugueses de diversas regiões do país e passou a ser usada pelos jesuítas na catequese de indígenas. Mais tarde, os primeiros caboclos começaram a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira. Existem várias denominações diferentes para Viola, utilizadas principalmente em cidades do interior: viola de pinho, viola caipira, viola sertaneja, viola de arame, viola nordestina, viola cabocla, viola cantadeira, viola de dez cordas, viola chorosa, viola de queluz, viola serena, viola brasileira, entre outras.

A viola caipira tem características muito semelhantes ao violão. Tanto no formato quanto na disposição das cordas e acústica, porém é um pouco menor. Existem diversos tipos de afinações para este instrumento, sendo utilizados de acordo com a preferência do violeiro. As mais conhecidas são Cebolão, Rio Abaixo, Boiadeira e Natural. É comum a utilização da afinação Paraguaçu pelos repentistas nordestinos, apesar de também ser encontrada na região do Vale do Paraíba.

A disposição das cordas da viola é bem específica: 10 cordas, dispostas em 5 pares. Os dois pares mais agudos são afinados na mesma nota e mesma altura, enquanto os demais pares são afinados na mesma nota, mas com diferença de alturas de uma oitava. Estes pares de cordas são tocados sempre juntos, como se fossem uma só corda.

Uma característica que destaca a viola dos demais instrumentos é que o ponteio da viola utiliza muito as cordas soltas, o que resulta um som forte e sem distorções, se bem afinada.

Agenda
NILSON CHAVES
Nesta sexta, 26, tem show do cantor e compositor da Amazônia, Nilson Chaves, no Vitruviano, às 23h. Com participação especial do violonista Nonato Leal.

Na av: Machado de Assis, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado – Centro. Imperdível.

Exposição
MAQUINAS ANTIGAS
Um grupo de artistas está realizando a mostra fotográfica “Imagens da Amazônia” na Galeria de Artes Trokkal, na praça Veiga Cabral – Centro.

Até o dia 30 de agosto.

Oficina
INTERPRETACAO
O Sesc Amapá está com inscrições abertas para as oficinas “Interpretação Cinematográfica” e “Produção de Curta Metragem”.

De 7 a 10 de outubro, no Sesc Araxá, ministradas por Tomé Azevedo e Ana Vidigal.

Fantástica
MPA
É impressionante a aceitação da música produzida no Amapá pelas pessoas que ouvem pela primeira vez.

Com a temática amazônica de cantar o que é nosso, as pessoas se sentem valorizadas dentro das propostas. Fantástico.

Tenda Cultural
negrodenos
Nesta sexta, 26, tem show com a “Banda Negro de Nós”, na Tenda Cultural do Rod’s Bar, às 22h.

Complexo Marlindo Serrano (Araxá).

Batom Bacaba
PATY
Novo álbum (CD) da cantora Patrícia Bastos “Batom Bacaba”, já está finalizado e pronto para ser lançado.

Dia 29 de setembro no Rio de Janeiro, 2 e 6 de outubro em São Paulo, e 11 de novembro em Macapá (Teatro das Bacabeiras).

Homenagem
LINO   TIA ZEFA
Francisco Lino da Silva e Tia Zefa do Marabaixo serão homenageados nos 20 anos do Prêmio Amapá em Destaque, com o troféu Tucuju de Ouro.

Ensaios
ESTILIZADOS
Piratas Estilizados é a única escola de samba que está ensaiando sua bateria para o próximo carnaval.

As terças e quintas na quadra do colégio Azevedo Costa, 20h, no Laguinho.