Heraldo Almeida

Conheça o que é Arte­­­


O termo Arte deriva do latim Ars, ou Artis, cujo significado é Habilidade. Arte, em palavras simples, é o ato de fazer, produzir ou criar algo. A arte é mutável, ou seja, cada sociedade, cultura e época produzem estilos artes diferentes. Apesar do conceito atual de arte nos remeter a algo que serve para ser apreciado ou decorar, seu sentido é muito mais amplo e antigo, pois a habilidade de criar objetos e ferramentas de sobrevivência que o Homem primitivo possuía também é arte! Desde uma faca confeccionada com osso até os desenhos encontrados nas paredes das cavernas.

A arte é também multifuncional: ela pode ter um sentido sagrado, quando religiosa. Pode ser uma crítica a algo. Pode ser simplesmente decorativa também. Ela expõe as ideias e pensamentos de seu criador fazendo uso de estilos e estéticas distintas.

O Estilo é a sua forma e a Estética é o seu fundamento. Cada movimento artístico ou escola literária representa a interpretação dos cenários, objetos, cotidiano e visão de mundo de determinada sociedade ou grupo. Dentre os inúmeros movimentos de arte, podemos citar o Arcadismo, a Arte Bizantina, a Arte Cristã Primitiva, a Arte Egípcia, a Arte Grega, a Arte Romana, o expressionismo, o Movimento Barroco, o Minimalismo, a Art Déco, a Art Nouveau, o Movimento Renascentista, o Romantismo, o Futurismo, o Dadaísmo, o Cubismo e o Tropicalismo, dentre muitos outros.

A arte pode se manifestar através da simbologia dos objetos e esculturas, através de uma performance artística, através da música, através dos sinais e de muitas outras maneiras. É possível criar pontes que conectam as diversas manifestações artísticas. Os aspectos de um povo podem ser conhecidos por nós através da arte, e por isso a sua preservação é de extrema importância. Ela revela a pluralidade da humanidade através da multivisão da mesma. A arte não possui início e nem fim, pois ela é o meio. (www.multarte.com.br).

 

  • Espetacular

Quem ainda não visitou o Museu Sacaca, com certeza não conhece sua própria história regional.
É um verdadeiro espetáculo a céu aberto do cenário amazônico, bem no meio da nossa cidade de Macapá.
Visitação acontece de terça a domingo, das 9h às 17h. Vá lá.

 

  • É hoje

Neste sábado (6), às 20h, no Norte das Águas (Araxá), vai acontecer a gravação do DVD com o show “Marabaixo Patrimônio Cultural.
O evento marca o 1º aniversário da Academia amapaense de Batuque e Marabaixo, com mais de 20 artistas de diversas comunidades.

 

  • Candidatura

Professora de dança e bailarina, Cleide Façanha, vai tentar sua reeleição no Conselho Estadual de Cultura, na cadeira da dança.
Fez um ótimo trabalho por lá e está mais fortalecida pelos artistas do segmento.

 

  • Prêmios

No domingo (7) vai acontecer o festival de prêmios da quadrilha junina Simpatia da Juventude, na sede de Boêmios do Laguinho, a partir das 12h.
Na av: General Osório, entre as ruas Eliezer Levy e General Rondon – Laguinho.

 

  • Faltando

Sentimos falta de músicas produzidas com mais qualidade pela nova geração brasileira, onde letra, melodia e canto estejam em harmonia com o padrão da boa Música Popular Brasileira.
Menos modismo, mais poesia.

 

  • Marabaixeira

Nega Laura do Marabaixo é um dos destaques da nova geração das comunidades marabaixeiras.
Ela compõe ladrões de marabaixo, canta, toca (caixa e tambor) e dança. É completa nesse segmento.

 

  • Bazar

Quadrilha Flor Junina vai realizar mais um Bazar Junino, com vendas de roupas usadas e outros objetos.
Na 1ª Arena do Zerão (bairro Zerão), a partir das 8h.