Heraldo Almeida

Conheça o que é Arte


O termo Arte deriva do latim Ars, ou Artis, cujo significado é Habilidade. Arte, em palavras simples, é o ato de fazer, produzir ou criar algo. A arte é mutável, ou seja, cada sociedade, cultura e época produz estilos artes diferentes. Apesar do conceito atual de arte nos remeter a algo que serve para ser apreciado ou decorar, seu sentido é muito mais amplo e antigo, pois a habilidade de criar objetos e ferramentas de sobrevivência que o Homem primitivo possuía também é arte! Desde uma faca confeccionada com osso até os desenhos encontrados nas paredes das cavernas.

A arte é também multifuncional: ela pode ter um sentido sagrado, quando religiosa. Pode ser uma crítica a algo. Pode ser simplesmente decorativa também. Ela expõe as ideias e pensamentos de seu criador fazendo uso de estilos e estéticas distintas. O Estilo é a sua forma e a Estética é o seu fundamento. Cada movimento artístico ou escola literária representa a interpretação dos cenários, objetos, cotidiano e visão de mundo de determinada sociedade ou grupo.

Dentre os inúmeros movimentos de arte, podemos citar o Arcadismo, a Arte Bizantina, a Arte Cristã Primitiva, a Arte Egípcia, a Arte Grega, a Arte Romana, o expressionismo, o Movimento Barroco, o Minimalismo, a Art Déco, a Art Nouveau, o Movimento Renascentista, o Romantismo, o Futurismo, o Dadaísmo, o Cubismo e o Tropicalismo, dentre muitos outros.

A arte pode se manifestar através da simbologia dos objetos e esculturas, através de uma performance artística, através da música, através dos sinais e de muitas outras maneiras. É possível criar pontes que conectam as diversas manifestações artísticas. Os aspectos de um povo podem ser conhecidos por nós através da arte, e por isso a sua preservação é de extrema importância. Ela revela a pluralidade da humanidade através da multivis&atil de;o da mesma. A arte não possui início e nem fim, pois ela é o meio. (www.multarte.com.br).

 

  • Qualificação

Várias instituições estão entrando em contato com o jornalista cultural, Cláudio Rogério, para contratar seus trabalhos de midiatização com assessoria de comunicação.
Rogério é um profissional qualificado e preparado que atende a todas as exigências necessárias que precisar ter. O contato dele é (96) 99141-8420.

 

  • Reforço

Escola de Samba Piratas da Batucada contratou um dos melhores mestres de bateria do Rio de Janeiro, o consagrado Mestre Thiago, para o carnaval de 2020. Parabéns e boa sorte.

 

  • Confirmado

O desfile das escolas de samba do carnaval amapaense de 2020 vai acontecer em dois dias, 21 e 22 de fevereiro (sexta e sábado).

 

  • Finalista

A música ”Livre Pra Amar”, composição de Finéias Neluty e Emília Monteiro, está na final do Festival de Música Nacional FM (Brasília – DF).

 

  • 4 Por 1

No sábado (23) o cantor Popular, Wedson Castro, vai fazer show em homenagem a quatro ícones da Música Popular Brasileira: Zeca Baleiro, Chico César, Paulinho Moska e Lenine.
No Sankofa (Rua Beira Rio, Orla do Santa Inês – Araxá), às 21h. Informações: 99114-2694/98140-3368.

 

  • Tambores

Inicia nesta quarta (20) a programação do Encontro dos Tambores, da Semana da Consciência Negra, com a Missa dos Quilombos, no Centro de Cultura Negra – Laguinho, a partir das 20h.

 

  • Zumbi

Nesta quarta (20) é feriado nacional, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem ao rei negro Zumbi dos Palmares.
Zumbi nasceu no estado de Alagoas em 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.