Heraldo Almeida

Conheça quem é o poeta Ferreira Gullar


Nascido em São Luís, no Maranhão, Ferreira Gullar (pseudônimo de José de Ribamar Ferreira) foi poeta, crítico, ensaísta e líder do movimento literário conhecido como Neoconcretismo, surgido no Rio de Janeiro na década de 50.

Os neoconcretistas acreditava que a arte tinha sensibilidade, expressividade e subjetividade próprias e eram contrários às atitudes cientificistas e positivistas nas manifestações artísticas.

Gullar iniciou a poesia concreta com o livro A Luta Corporal, publicado em 1954. Em 1956, participou da primeira exposição de poesia concretista, que foi realizada em São Paulo, da qual Lígia Clark e Hélio Oiticica foram alguns dos destaques. Algum tempo depois, rompeu com os concretistas e passou a ligar-se ao pensamento progressista do período, passando a ter forte envolvimento político.

Filiado ao Partido Comunista Brasileiro, Gullar chegou a ser preso e exilado durante o regime militar. Nesse período, publicou Poema Sujo (1975), quando estava no exílio em Bueno Aires. Voltou ao Brasil em 1977.

O poeta escreveu diversas peças teatrais, em parceria com outros dramaturgos, como Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, e Dias Gomes. Recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ficção de 2007, com Resmungos. Em 2010, recebeu o Prêmio Camões e, quatro anos mais tarde, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. No ano passado, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural (OMC) no grau máximo Grão Cruz. Oferecida pelo MinC, a OMC é a principal condecoração pública da área da cultura no Brasil. (www.cultura.gov.br).

 

  • “Marabaixada”

Título da nova música do compositor amapaense, Joel Elias, valorizando a rítmica do Marabaixo (maior manifestação do povo amapaense). Parabéns

 

  • Mensagem

Poetinha Osmar Júnior está, há dois anos, palestrando nas escolas públicas dos interiores do estado (para estudantes e professores), levando a mensagem de suas músicas.
Osmar é considerado um cantor e compositor que canta a vida e a preservação meio ambiente. Parabéns.

 

  • Cabanos

O projeto Beatos Cabanos é formado por artistas amapaenses dos segmentos da música e poesia, além do teatro e dança. Vocês precisam conhecer.

 

  • É hoje

É nesta sexta (5) o show “Um Até Breve” da cantora amapaense, Deize Pinheiro, que está de viagem marcada para Cuiabá (MT).
Mais de 25 artistas (diferentes segmentos) confirmaram presença. No Calçadão Lacerda, na esquina da rua São José com a av: José Antônio Siqueira – Laguinho, a partir das 20h30.

 

  • Teatro

Grupos de teatro já estão ensaiando para encenarem durante a programação da Semana Santa, com espetáculos voltados para a vida e morte de Jesus Cristo.

 

  • Eleição

Comissões eleitas pelos segmentos, já estão trabalhando com seus regimentos para as eleições, das cadeiras, ao Conselho Estadual de Cultura.

 

  • Marabaixo

Devotos da Santíssima Trindade e do Divino Espírito Santo, festeiros e marabaixeiros, se preparam para o Ciclo do Marabaixo de 2019, que inicia no dia 21 de abril (Laguinho, Favela, Campina Grande).