Heraldo Almeida

Conheça quem é o poeta Ferreira Gullar


Nascido em São Luís, no Maranhão, Ferreira Gullar (pseudônimo de José de Ribamar Ferreira) foi poeta, crítico, ensaísta e líder do movimento literário conhecido como Neoconcretismo, surgido no Rio de Janeiro na década de 50. Os neoconcretistas acreditava que a arte tinha sensibilidade, expressividade e subjetividade próprias e eram contrários às atitudes cientificistas e positivistas nas manifestações artísticas.

Gullar iniciou a poesia concreta com o livro A Luta Corporal, publicado em 1954. Em 1956, participou da primeira exposição de poesia concretista, que foi realizada em São Paulo, da qual Lígia Clark e Hélio Oiticica foram alguns dos destaques. Algum tempo depois, rompeu com os concretistas e passou a ligar-se ao pensamento progressista do período, passando a ter forte envolvimento político. Filiado ao Partido Comunista Brasileiro, Gullar chegou a ser preso e exilado durante o regime militar. Nesse período, publicou Poema Sujo (1975), quando estava no exílio em Bueno Aires. Voltou ao Brasil em 1977.

O poeta escreveu diversas peças teatrais, em parceria com outros dramaturgos, como Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, e Dias Gomes. Recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ficção de 2007, com Resmungos. Em 2010, recebeu o Prêmio Camões e, quatro anos mais tarde, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. No ano passado, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural (OMC) no grau máximo Grão Cruz. Oferecida pelo MinC, a OMC é a principal condecoração pública da área da cultura no Brasil. (www.cultura.gov.br).

 

  • Teatro

Nesta sexta, 6, tem o espetáculo teatral “Seu Bonfim”, no Teatro das Bacabeiras, às 15h.
Entrada franca, exclusiva, para alunos da rede pública de ensino. A realização é do MinC e Petrobras.

 

  • Dança

De 12 a 14 de abril vai acontecer o I Seminário de estudos e Pesquisas em Dança em Macapá.
O evento vai acontecer na Biblioteca Pública Elcy Lacerda – Centro.

 

  • Patrimônio

O Complexo Cultural Bumba Meu Boi, no Maranhão, pode se tornar Patrimônio Cultural da humanidade.
O primeiro passo para o reconhecimento foi dado, ontem (5), pela Unesco, com a entrega do dossiê de candidatura do bem cultural ao Ministério das Relações Exteriores. (www.cultura.gov.br).

 

  • É hoje

Na sexta (6), completa 16 anos da Exposição a Céu Aberto, no Museu Sacaca, das 9h às 17h. Fazendo parte da campanha “Vem Pro Museu. Valorize, Que é Nosso.
Na programação terá Contação de Estória, Oficinas de Bonecas, galeria de artes Samaúma, Cortejo de Marabaixo e outras atrações. Entrada gratuita.

 

Dia 6 de maio vai acontecer a 2ª Corrida Para a Fé, do Santuário Nossa Senhora de Fátima (Bairro Santa Rita).
As inscrições sendo feitas pelo site www.chiptiming.com.br, no valor de R$ 50,00. Largada, às 6h.

 

  • Agenda

Dia 4 de maio tem show nacional “Todo Caminho é Sorte, em Macapá, da cantora Roberta Campos.
Na casa de show Prime (antiga Green). Informações: 98137-3130.

 

  • Corrida

A 1ª Corrida da Polícia Civil vai acontecer dia 22 de abril, em comemoração a semana do policial civil, de 16 a 22 deste mês.
Inscrições ao preço de R$ 50,00, pelo www.chiptiming.com.br.