Heraldo Almeida

Conselho Nacional de Política Cultural


O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) será reformulado para ficar mais ágil, eficiente, democrático e com um orçamento adequado à atual realidade econômica do País. O ministro Sérgio Sá Leitão decidiu, após ouvir as demandas de diversas entidades e associações do setor cultural, criar um grupo de trabalho para sugerir mudanças no órgão colegiado.

A atualização do CNPC é uma pauta importante para esta gestão do MinC. “O CNPC é integrado por representantes da sociedade civil e do poder público das diversas regiões do país e tem a missão de debater as políticas públicas para o desenvolvimento das atividades culturais”, explica o ministro Sérgio Sá Leitão. “Com um novo modelo de funcionamento, poderá contribuir muito para o avanço do MinC e das políticas de cultura.”

Com um CNPC reestruturado em 2018, o MinC pretende ampliar a democratização do acesso aos bens culturais e às políticas públicas do setor. Os custos operacionais do Conselho também devem ser readequados: estão hoje em R$ 1,8 milhão por ano, além de R$ 3,5 milhões a cada dois anos relativo ao processo eleitoral. Isso porque o MinC arca com as passagens e diárias dos membros, que se reúnem periodicamente em Brasília, além da logística dos encontros. “Queremos reduzir o custo e ampliar os resultados”, afirma o ministro.

Criado em 2005, o Conselho Nacional de Política Cultural é formado pelo Plenário, o Comitê de Integração de Políticas Culturais, os 18 Colegiados Setoriais, as Comissões Temáticas e a Conferência Nacional de Cultura. Sua estrutura fixa envolve mais de 600 pessoas, sendo os 540 integrantes dos Colegiados Setoriais, entre titulares e suplentes, escolhidos em processo eleitoral nacional. É uma estrutura imensa, com baixo grau de eficiência e de eficácia, e um alto custo para os contribuintes. Representantes do poder público e da sociedade civil integrantes do Conselho. (www.cultura .gov.br)

 

 

PATCHOULI: Patchouli, patchouly, pachouli, pachuli, patechuli, patexulí ou ainda orizano Brasil, é o nome dado tanto a um conjunto de espécies de plantas do gênero Pogostemon quanto ao óleo essencial obtido d e suas folhas. Geralmente, refere-se às espécies Pogostemon cablin, muito cultivada na Indonésia, Pogostemon heyneanus ou Pogostemon patchouly, esta última designada patchuli de Java. As outras plantas do mesmo género botânico não são adequadas à produção do óleo.

 

Lá no Araguari
Há uma estrada pra lua
Onde a minha vida
Sentou e seguiu
Osmar Júnior

 

  1. Niver

Nesta quinta, 20, comemoramos o aniversário do cantor e compositor tucuju, Val Milhomem.
Muitas bênçãos e sucesso sempre.

 

  1. Bar Caboclo

Dia 30 de dezembro será a última apresentação de 2018 do espetáculo Bar Caboclo.
No Teatro das Bacabeiras, 21h.

 

  1. Natal Solidário

A Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap) vai realizar o Natal Solidário, sábado 22, às 17h. Rua Professor Tostes, 691 – Jesus de Nazaré, próximo a av: José Tupinambá (antiga Nações Unidas).
Doe brinquedos e participe faça uma criança feliz. Informações: 99126-6262.

 

  1. Clipe

Nesta quinta, 20, será lançado o vídeo clipe da música “Encontro dos Tambores”, que está no primeiro disco solo do cantor e compositor Enrico Di Miceli “Todo Música”.
Nas redes sociais do artista (Facebook, Instagran e Youtube).

 

  1. Prêmio

A editora Mágico de Oz está homenageando a poetisa amapaense, Alcinéa Cavalcante, com o Prêmio Destaque Poético 2018.
O reconhecimento vem pelo trabalho da artista desenvolvido ao longo do ano de 2018. Parabéns.

 

  1. Agenda MPA

Sexta, 21, tem show das cantoras Mayara Braga e Sabrinha Zahara, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano) – Araxá, 21h.
Artistas convidados: João Amorim e Alexandre Veríssimo, esse abrindo o espetáculo. Informações: 9999-6670 e 98114-2908. A realização é do Projeto Música Popular Amapaense (MPA).

 

  1. Destaque

Professor de música e guitarrista amapaense Fábio Costa (Fabinho), é um daqueles músicos que dá gosto de ouvir o que ele toca, pois a qualidade técnica é impressionante. Merece o destaque e o registro da coluna.