Heraldo Almeida

Conselho Nacional de Política Cultural


O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) será reformulado para ficar mais ágil, eficiente, democrático e com um orçamento adequado à atual realidade econômica do País. O ministro Sérgio Sá Leitão decidiu, após ouvir as demandas de diversas entidades e associações do setor cultural, criar um grupo de trabalho para sugerir mudanças no órgão colegiado.

A atualização do CNPC é uma pauta importante para esta gestão do MinC. “O CNPC é integrado por representantes da sociedade civil e do poder público das diversas regiões do país e tem a missão de debater as políticas públicas para o desenvolvimento das atividades culturais”, explica o ministro Sérgio Sá Leitão. “Com um novo modelo de funcionamento, poderá contribuir muito para o avanço do MinC e das políticas de cultura.”
Com um CNPC reestruturado em 2018, o MinC pretende ampliar a democratização do acesso aos bens culturais e às políticas públicas do setor. Os custos operacionais do Conselho também devem ser readequados: estão hoje em R$ 1,8 milhão por ano, além de R$ 3,5 milhões a cada dois anos relativo ao processo eleitoral. Isso porque o MinC arca com as passagens e diárias dos membros, que se reúnem periodicamente em Brasília, além da logística dos encontros. “Que remos reduzir o custo e ampliar os resultados”, afirma o ministro.

Criado em 2005, o Conselho Nacional de Política Cultural é formado pelo Plenário, o Comitê de Integração de Políticas Culturais, os 18 Colegiados Setoriais, as Comissões Temáticas e a Conferência Nacional de Cultura. Sua estrutura fixa envolve mais de 600 pessoas, sendo os 540 integrantes dos Colegiados Setoriais, entre titulares e suplentes, escolhidos em processo eleitoral nacional. É uma estrutura imensa, com baixo grau de eficiência e de eficácia, e um alto custo para o s contribuintes. Representantes do poder público e da sociedade civil integrantes do Conselho. (www.cultura .gov.br).

 

  • Virou música

O músico, Bruno Muniz, que também é cantor, compositor e poeta, nos deu um presente do livro de sua autoria, “Sem Versos Putos Sobre Mim”.
Ele musicou o “Soneto da Ilusão”, que virou um “breguinha canção” gostoso de ouvir. Parabéns.

 

  • Conselho

Domingo (26) tem eleição do Conselho de Cultura para eleger os representantes dos segmentos artísticos culturais.
Será no colégio Gabriel de Almeida Café (antigo CCA), na esquina da av: FAB com a rua Leopoldo Machado, das 9h às 18h.

 

  • Primo Sebastian

Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) vai realizar o 3º Pré-Forrozão do Primo Sebastian, dias 15 e 16 de junho, a partir das 18h, na escola Nanci Nina Costa – Zerão. São 14 quadrilhas juninas inscritas no evento, sendo 7 por noite.
Dia 15 (sábado): Flor Junina, Rosa Caipira, Constelação Junina, Guerreiros da Esperança, Raízes Culturais, Magia da Juventude e Estrela de Ouro.
Dia 16 (domingo): Guerreiros de fogo, Atração Junina, Fogo Folia, Explode Coração (PG), Estrela Junina, estrela Santanense e Reino de São João.

 

  • Imperdível

Domingo (26) tem agenda do projeto Samba da Matriz, com Taisson Tiassu, um dos maiores intérpretes do carnaval amapaense, com mais de 25 anos de carreira.
O show vai acontecer, a partir das17h, na casa de eventos Donna Antônia, na av: Gal. Gurjão, entre as ruas São José e Cândido Mendes – Centro. O evento inicia com Jr. Santarém e convidados. Será imperdível.

 

  • Macapá Verão

Prefeitura de Macapá já lançou edital para os artistas se inscreveram pra participar do tradicional projeto, Macapá Verão, com início na primeira semana de julho.
As inscrições estão sendo feitas pelo portal da PMM www.macapa.ap.gov.br, onde também estão todos os esclarecimentos. É só clicar.

 

  • Talento

O amapaense, Brian Wendel, de 11 anos de idade, é o novo atleta de futebol (categoria sub 11) do Santos Futebol Clube (SP). O moleque passou na peneira e já ficou em Sampa.
O futuro talento do futebol brasileiro é filho do ex-atleta profissional, Brunão, que atuou como zagueiro em alguns clubes do Amapá, como Trem, Ypiranga e outros. Parabéns e boa sorte, “Tio Brian”, já deu certo.

 

  • Agenda aí

Dia 8 de junho vai rolar a Feijoada do Meio Dia da Imperatriz, na Fortaleza dos Gonçalves (av: Enestino Borges – Jesus de Nazaré), a partir das 12h.
Participação de vários grupos de samba e pagode, e dos intérpretes das escolas de samba amapaense.