Heraldo Almeida

Cultura e Política


A Fundação Casa de Rui Barbosa promoveu um ciclo de debates Cultura e Política. O evento destacou cinco eixos temáticos: Cultura política brasileira; Judiciário e democracia; Poder Legislativo, cultura e democracia; Mídia, cultura e política e Políticas públicas de cultura, arte e ciência.

Levantamento recente feito pelo Ibope aponta que 83% dos brasileiros estão “pouco ou nada satisfeitos com o funcionamento do sistema político”. Entre as questões, verificou-se que 40% afirmaram que a democracia “é preferível a qualquer outra forma de governo” e 15% consideraram que, “em algumas circunstâncias, um governo autoritário pode ser preferível a um governo democrático”.

Destaca-se que um índice cresceu quando comparado com levantamento realizado em 2014. Trata-se da concordância com a seguinte frase: “Para as pessoas em geral, dá na mesma se um regime é democrático ou não”. Tal resultado passou de 18%, em 2014, para 34%, em 2016, ou seja, praticamente dobrou. Diante do contexto político atual, torna-se ainda mais relevante refletir a respeito da democracia e das instituições que deveriam sustentá-la. Quais são os desafios e obstáculos para promoção de uma cultura política de mocrática no Brasil?

Nesse sentido, o objetivo da realização do evento é analisar categorias que possam ser acionadas para compreensão do atual contexto político brasileiro e que possam contribuir para reflexão acerca dos desafios envolvidos na construção de uma cultura política democrática. (www.cultura.gov.br).

 

  • Novidade

Nova gestão do Museu Sacaca está preparando um calendário de eventos artísticos e culturais, iniciando no dia 2 de março, na reabertura daquele belo espaço.
Um belo cenário regional natural bem no meio da cidade. No aguardo.

 

  • Cabo verde

Cantor e compositor, Finéias Nelluty, viaja dia 2 de maio para Cabo Verde para um encontro de intercâmbio cultural musical com o consagrado cantor Zerui Depila. Boa sorte.

 

  • Cidadão

Os cantores e compositores Joãozinho Gomes e Rambolde Campos, receberão título de Cidadão Macapaense, dia 4 de fevereiro, aniversário de Macapá (260 anos).
O projeto é de autoria do vereador Marcelo Dias. Merecidíssimos.

 

  • Soli

Império de Samba Solidariedade completou 35 anos de história, na segunda (15) e vai festejar na sexta (19), às 19h, na casa da Tia Wilça (onde foi criada a escola).
Esquina da av: Ana Nery com a rua Leopoldo Machado – Jesus de Nazaré. Parabéns.

 

  • Na Beira do Rio

Nome do show musical que a família Bastos vai realizar, dia 19 (sexta), no Pier Rio Amazonas, Trapiche Eliezer Levy, às 21h.

 

  • Solidariedade

Programação beneficente “S.O.S PAULINHO TUPINAMBÁ”, dia 28 de janeiro, na av: José Tupinambá (antiga Nações Unidas), entre as ruas José Serafim e São José – Laguinho, a partir das 12h.
Apresentação de artistas locais, sorteio de prêmios e outras atrações. Cartelas à venda. Informações: 98112-633.

 

  • Banzeiro

O primeiro cortejo de 2018, do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, vai acontecer no dia 4 de fevereiro, aniversário de 260 anos da cidade de Macapá.
Os ensaios iniciarão dia 19 (sexta), na Praça Floriano Peixoto, às 19h.