Heraldo Almeida

De quem é essa carapuça?


A pergunta está feita. O poder público quer vestir carapuça nos artistas, e esses querem que o governo a use. Mas, afinal, de quem é a culpa? Existe condenação pela falta de apoio às instituições que trabalham com cultura artística neste país. A culpa é de quem produz ou de quem conduz?

Pois bem, as produções estão aos milhares acontecendo a cada dia, e a cada dia sem o tão aguardado investimento, apoio, patrocínio, etc., para que sejam escoadas pelos quatro cantos do país.
Sabemos que Lei para garantir o investimento, existe; arte para merecer a garantia da Lei, também existe. Mas se isso não acontece, então qual o motivo de tanta reclamação e de tanta embromação burocrática para investir nos projetos dos artistas?

Ouço todos os dias santos e santos dias, os artistas cobrarem, reclamarem, reivindicarem e até xingarem de diversas formas o poder público, afirmando que essa carapuça é dele. Aí, também ouço e vejo os governos mirarem nos artistas e atirar bem no meio da consciência cultural, afirmando que falta alguma coisa, tipo elaboração de projetos, encaminhamento de propostas, cumprimentos de datas, inscrições em regras de editais e etc.. Uma cratera de exigências que percebemos que só faz complicar e impedir que o tal investimento, com liberação do recursos, aconteça para que esse fomento seja executado.

De fato, tem algo impedindo o trabalho do artista brasileiro. Muitos estão pensando até em vender a alma artística para os políticos, já que esses são os “verdadeiros” representantes do povo brasileiro, eleitos “democraticamente” pelo voto popular. Mas já que foram citados, então sejamos claros com eles, fazendo as seguintes indagações:

Senhores parlamentares do país da Ordem e Progresso, nós artistas ainda não conseguimos entender e muito menos aceitar que os tais investimentos públicos cheguem a somente uma meia dúzia de artistas por vocês escolhidos. E qual o motivo de quererem agregar ou extinguir as pastas culturais, alegando motivos que entre nós artistas não existiu consulta e muito menos confiança.

É, senhores representantes de nossa Pátria amada, acho que a carapuça encontrou o seu verdadeiro dono, mas esse, assim como tantos, não a querem usar. Enquanto isso os senhores continuam do lado de lá do país e, nós, do lado de cá, sentados no banco da praça dando milho aos pombos. E assim caminha e vive a humanidade artística brasileira, com a carapuça na mão.

É hoje
Nesta sexta, 25, tem show de lançamento do CD “Nas Asas da Noite”, do cantador Nonato Santos, no Projeto da Música Popular do Amapá (MPA).
Artistas convidados: Zé Miguel, Paulinho Bastos, Nathal Villar e Helô Melém. No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilto Silva, a partir das 21h. Informações: 99193-1110.

Projeto Botequim
Em show de Brenda Melo no Projeto Botequim, nesta sexta (25), no Sesc Centro, às 20h.
Na esquina da av: Mendonça Júnior com a rua Tiradentes. Entrada franca.

“Voz e Cordas”
Dia 23 de dezembro tem show da cantora Lia Sophia em Macapá, “Voz e Cordas”, no bar e restaurante, Vitruviano, às 22h.
Um presente de natal para encerrar bem o ano. Aguardem informações.

Agenda
Dia 7 de dezembro, véspera do feriado, tem show do consagrado cantor e compositor nacional, Cláudio Nucci e Dri Gonçalves, em Macapá. Clássico da boa MPB.
No Vitruviano. Mesas limitadas. Informações: 98111-5762 e 99131-5185.

Lançamento
Quarteto banda Casanova está preparando show de lançamento de seu terceiro CD. Ainda sem data definida.
Um repertório da boa música pop nacional e internacional. Aguardem.

Orgulho
Meu filhão, Leandro Almeida, 17 anos, foi aprovado no vestibular da Faculdade Fama, no curso de Fisioterapia.
Parabéns, garoto. Começando mais uma etapa na sua jovem vida. Deus no comando de tudo. Boa sorte.

“Bandáia”
Nome do grupo que anima o projeto “Roda de Batuque”, todo domingo, às 17h, no bar O Barril, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva – Centro.
Mais um evento de valorização da cultura amapaense. Compareça.

Prorrogação
Inscrições para a 13ª edição do Sescanta Amapá forram prorrogadas até o dia 29 de novembro.
No Sesc Araxá, rua Jovino Dinoá – Buritizal, horário comercial.