Heraldo Almeida

Dona Ivone Lara: homenageada da Ordem do Mérito Cultural


Não se sabe ao certo quando começaram a chamar a cantora e compositora Ivone Lara de “dona”. De qualquer forma, a reverência é sinal de merecido respeito por uma das grandes damas do samba. Sua importância transcende o gênero musical, uma vez que ela foi a primeira mulher a assinar sambas – em especial, sambas-enredos.

“Dona Ivone Lara foi pioneiríssima! Ela mesma já contou como era quando defendia seus sambas. Subia no banquinho e cantava, mas o sogro, que era policial [Alfredo Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha], ficava na beira do palco, armado, com cara de mau, fazendo a segurança dela… Isso no final dos anos 40. Claro que depois dela existiram outras cantoras, mas compositora, é outra história. Ela foi a primeira figura na história do samba que se notabilizou como cantora e compositora”, explica o diretor musical Luis Filipe de Lima.

Dona Ivone Lara é a grande homenageada na cerimônia da Ordem do Mérito Cultural 2016, que será realizada nesta segunda-feira (7), às 18h, no Palácio do Planalto, em Brasília. Deferência mais do que justa no ano em que se comemora o centenário do samba.

“Fico feliz e agradecida pelo reconhecimento à minha pessoa e por tudo que já fiz pelo samba”, diz a artista. Atualmente com 95 anos, Dona Ivone Lara nasceu no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Seu pai era violonista de sete cordas e a mãe cantava em ranchos carnavalescos tradicionais.

“Acho que tudo que eu faço é devido ao ambiente em que fui criada. Apesar de ter ido para um colégio interno, para mim continuou. Nesse colégio, conheci Dona Lucília Villa-Lobos, esposa do Maestro Villa-Lobos, e Zaíra Oliveira, primeira esposa de Donga. Elas foram minhas professoras de música e me puseram no Orfeão Artístico [Orfeão dos Apinacás, da Rádio Tupi, cujo regente era o próprio Villa-Lobos] e queriam até educar minha voz. Graças a Deus, não houve possibilidade, senão, como eu ia cantar samba?”, declarou, entre risadas, a artista em seu depoimento para posteridade no Museu da Imagem e do Som.

Em 1945, Dona Ivone mudou-se para Madureira, Zona Norte do Rio, e passou a frequentar a Escola de Samba Prazer da Serrinha. Nesse período, começou a compor sambas e partidos-altos, que eram mostrados para compositores por seu primo Fuleiro como se fossem dele – na ocasião, não era comum a presença feminina no meio musical. De acordo com a pesquisadora Rachel Valença, a artista só saiu na ala dos compositores da escola de samba no início dos anos 60, o que foi considerado um feito extraordinário. (www.cultura.gov.br).

Projeto MPA
Na sexta, 11, é a vez do cantor e compositor, Cléverson Baía, fazer show no projeto da Música Popular do Amapá (MPA).
Seus convidados especiais são: Bebeto Nandes, Daniela Ramos, Marcelo Dias, Sabrina Zahara, Marcelo Dias e Nara Lima.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, 21h.

Agenda
Cantora Patrícia Bastos lança seu novo CD “Batom Bacaba”, dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras, 21h.
Esse projeto tem a assinatura da Natura Musical.

Teatro
Espetáculo teatral “Bonequinha de Pano”, do grupo “Ói Nóiz Akí”, será apresentado dias 5, 12, 19 e 26 de novembro.
No Teatro Centreventos, av: Paulo do espírito Santo – Jardim Felicidade II, 18h.

“Cantando Marabaixo”
Nome do festival que está agendado para acontecer em dezembro, com assinatura da Nação Marabaixeira que tem Carlos Pirú na coordenação.
Terça, 8, os organizadores irão lançar no projeto durante o programa “O Canto da Amazônia”, na Diário FM 90,9, às 16h.

“Amazônia Brasil”
“Amazônia Brasil Rádio Web” (www.chicoterra.com) vai completar 16 anos, dia 11 de novembro.
Dia 10 (quinta) vamos comemorar a data com muita música. Vários artistas já estão confirmados.
Na av: Pe. Júlio, entre as ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva – Centro. A partir das 21h.

“Revoada das Cores”
Título da exposição coletiva de artes visuais, que vai acontecer no Garden Shoping, de 10 a 13 de novembro, e lançamento do site www.arteamazon.com.
São dez artistas: Augusto Leite, Maciste Costa, Luiz Porto, Ralfe Braga, Ivan Amanajás, Wagner Ribeiro, Floriano Lima, Manoel Fonseca, Luciana Macedo e Ronaldo Picanço. Entrada franca.

Beneficente
Neste sábado, 5, tem show beneficente para contribuir com o músico, compositor e sambista “Espiga do Cavaco”, que está internado no Hospital Geral (Alberto Lima), vítima de câncer.
O show artístico vai acontecer na quadra da escola de samba Maracatu da Favela, na av: Pe. Júlio (Sta. Rita), às 12h.
Mais de 20 atrações estão confirmadas. Informações: 98112-3393 e 99153-3133. A realização é do Movimento Samba In Rio amazonas.