Heraldo Almeida

Eliakin Rufino: Poeta e cantador amazônico


Nascido em Boa Vista, capital do Estado de Roraima, em 27 de maio de 1956. Faz shows de música e poesia falada, com banda ou no formato voz e violão. Muitas são as atividades que desenvolve, entre elas está a de escrever, que considera uma das preferidas. Escreve textos curtos, gosta de texto conciso, da audácia, da síntese, de dizer com o mínimo de meios.

Eliakin Rufino começou sua carreira artística nos anos de 1980 e tem seu primeiro livro publicado em 1984, Pássaros Ariscos. Nesse mesmo ano com forte influência do Modernismo e do Tropicalismo, junto com os amigos Zeca Preto e Neuber Uchoa, criou o Movimento Roraimeira, que por quase duas décadas referenciou e revelou artistas nas artes plásticas, culinária, literatura, dança, fotografia e na música, contribuindo para a construção da identidade cultural de vozes e feições para o povo de Roraima, calcado, sobretudo, nos elementos da cultura e da paisagem natural existente na região.

Tem vários livros publicados, entre eles: Pássaros Ariscos (1984), Poemas (1987), Escola de Poesia (1990), Brincadeira (1991), Poeta de água doce (1993), Versão Poética do Estatuto da Criança e do Adolescente (1995), Poesia para ler na cama (1997), Poeta de Água Doce (1999). Tem também poemas publicados em antologias e sites de poesia nacionais e internacionais.

Além de escritor, ele é musico, cantor, compositor, filósofo, produtor cultural e jornalista.

 

Inauguração

Nesta quinta, 5, inaugura o Centro de Educação Profissional de Música Walquíria Lima, às 18h.

 

  • É hoje

Nesta sexta (6), tem o show “Girassol”, com a cantora Brenda Melo, no Norte das Águas, às 22h, abrindo a agenda de verão.
Complexo Marlindo Serrano (Araxá). Informações: 98119-2790 ou 98140-4980.

 

  • Arraiá

Dia 7 de julho (sábado), o Instituto do Câncer vai realizar o Arraiá do Ijoma, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, a partir das 17h.

 

  • Banzeiro

Semana final dos ensaios do Banzeiro do Brilho-de-Fogo para o Cortejo de domingo (8), em Fazendinha.
Ensaios de quarta a sexta, na Praça Floriano Peixoto, às 19h.

 

  • “Roda dos Tambores”

Título do novo disco (CD) da cantora Brena Melo, já em laboratório e definição do repertório.
A temática tem linguagem amazônica no cantar. Aguardem.

 

  • Arraiá

Festival de quadrilhas juninas está acontecendo no sambódromo desde o dia 30 de junho, e o encerramento será dia 7 de julho.

 

  • Estação Lunar

Inicia nesta quinta (5)