Heraldo Almeida

Eliakin Rufino: Poeta e cantador amazônico


Nascido em Boa Vista, capital do Estado de Roraima, em 27 de maio de 1956. Faz shows de música e poesia falada, com banda ou no formato voz e violão. Muitas são as atividades que desenvolve, entre elas está a de escrever, que considera uma das preferidas. Escreve textos curtos, gosta de texto conciso, da audácia, da síntese, de dizer com o mínimo de meios.

Eliakin Rufino começou sua carreira artística nos anos de 1980 e tem seu primeiro livro publicado em 1984, Pássaros Ariscos. Nesse mesmo ano com forte influência do Modernismo e do Tropicalismo, junto com os amigos Zeca Preto e Neuber Uchoa, criou o Movimento Roraimeira, que por quase duas décadas referenciou e revelou artistas nas artes plásticas, culinária, literatura, dança, fotografia e na música, contribuindo para a construção da identidade cultural de vozes e feições para o povo de Roraima, calcado, sobretudo, nos elementos da cultura e da paisagem natural existente na região.

Tem vários livros publicados, entre eles: Pássaros Ariscos (1984), Poemas (1987), Escola de Poesia (1990), Brincadeira (1991), Poeta de água doce (1993), Versão Poética do Estatuto da Criança e do Adolescente (1995), Poesia para ler na cama (1997), Poeta de Água Doce (1999). Tem também poemas publicados em antologias e sites de poesia nacionais e internacionais.

Além de escritor, ele é musico, cantor, compositor, filósofo, produtor cultural e jornalista.

 

  • Parabéns

Músico e compositor amapaense, Joel Elias, foi aprovado no Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia. Parabéns, amigo.

 

  • Instrumental

Nesta quinta (18) tem o projeto Quinta do Jazz, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a partir das 21h, com o Quarteto Amazon Music e convidados.
A coordenação é do músico e produtor Finéias Neluty.

 

  • Concurso

Dia 27 de abril (sábado) a quadrilha junina Simpatia da Juventude vai realizar dois concursos: Garoto Junino e Miss Caipira Gay, na sede de Boêmios do Laguinho (av: Gal. Osório – Laguinho), a partir das 21h.
Inscrições abertas até dia 22. Informações: 98415-6368.

 

  • “Flor Diniz”

Música “Flor Diniz”, do cantor e compositor, Nonato Santos, é uma justa homenagem a saudosa e eterna Miss Amapá, Fátima Diniz.

 

  • Cinema

Diretores do longa – metragem “Amanda” estão selecionando pessoas de 20 a 60 anos de idade, para gravação do filme.
Interessados devem se inscreverem pelo email: elencoamanda@gmail.com.

 

  • Marabaixo

Vai começar a agenda do Ciclo do Marabaixo 2019, dia 20 (sábado), no bairro da Favela, na av: Mendonça Júnior (barracão da Dica Congó), a partir das 16h, e na comunidade de Campina Grande (casa da Del Marabaixo), 6h.

 

  • Talentando

Programa O Canto da Amazônia da Diário FM 90,9, está iniciando uma campanha para descobrir talentos, em todos os segmentos da arte, que produzem obras regionais com linguagens amazônicas na temática.
Envie mensagens para 98132-8231 ou 99141-8420 (whatsapp) e para o email: heraldocalmeida@bol.com.br.