Heraldo Almeida

Eliakin Rufino: Poeta e cantador amazônico


Nascido em Boa Vista, capital do Estado de Roraima, em 27 de maio de 1956. Faz shows de música e poesia falada, com banda ou no formato voz e violão. Muitas são as atividades que desenvolve, entre elas está a de escrever, que considera uma das preferidas. Escreve textos curtos, gosta de texto conciso, da audácia, da síntese, de dizer com o mínimo de meios.

Eliakin Rufino começou sua carreira artística nos anos de 1980 e tem seu primeiro livro publicado em 1984, Pássaros Ariscos. Nesse mesmo ano com forte influência do Modernismo e do Tropicalismo, junto com os amigos Zeca Preto e Neuber Uchoa, criou o Movimento Roraimeira, que por quase duas décadas referenciou e revelou artistas nas artes plásticas, culinária, literatura, dança, fotografia e na música, contribuindo para a construção da identidade cultural de vozes e feições para o povo de Roraima, calcado, sobretudo, nos elementos da cultura e da paisagem natural existente na região.

Tem vários livros publicados, entre eles: Pássaros Ariscos (1984), Poemas (1987), Escola de Poesia (1990), Brincadeira (1991), Poeta de água doce (1993), Versão Poética do Estatuto da Criança e do Adolescente (1995), Poesia para ler na cama (1997), Poeta de Água Doce (1999). Tem também poemas publicados em antologias e sites de poesia nacionais e internacionais.

Além de escritor, ele é musico, cantor, compositor, filósofo, produtor cultural e jornalista.

 

  • O Costa Norte

“O poeta crescia em seus desejos. E suas angústias fustigavam-se a alma. Delas, porém, nasceu a determinação de fazer o que tinha de ser feito, de realizar um trabalho que fosse além dos seus medos e aflições. E tudo o que foi feito foi bom. Foi efêmero, porém marcante como a cicatriz…”.
Do livro “Piratuba, a Cantoria do Lago”, escrito por Fernando Canto, sobre Osmar Júnior.

 

  • Blogando

Programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90m9) ganha blog com agendas e outras informações dos segmentos artísticos e culturais. Visite www.ocantodaamazonia.blogspot.com.

 

  • Estação Lunar

Quinta (18) o projeto Estação Lunar terá música do Amapá e Guiana Francesa com seis apresentações, a partir das 19h, na programação do Macapá Verão.
Amapá – Banda Negro de Nós, Movimento Cultural Ancestral e Finéias Neluty. Guiana Francesa – Música Tradicional Criola de Tambor, Denis Lapassion e Clara Nugent.

 

  • Lançamento

O livro “Então, Foi Assim?”, sobre os bastidores da criação musical amapaense, do escritor Ruy Godinho, está agendado para ser lançado dia 23 de agosto, em Macapá.

 

  • Promessa

Mais um amapaense foi aprovado na peneira da categoria de base do Santos Futebol Clube, de Vila Belmiro (SP).
Marcelo Júnior, 10 anos de idade, da Escolinha Meninos da Vila, é a nova promessa do futebol brasileiro e já faz parte da categoria de base do Santos de Pelé. Parabéns e boa sorte.

 

  • Mudança

A agenda de sexta (19), no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), com show de Chorinho do grupo Vou Vivendo, passou para o sábado (20), às 21h.
A mudança da data é em decorrência do projeto Estação Brega, programação do Macapá Verão, marcado pra sexta (19), na Concha Acústica da Praça do Araxá, às 20h.

 

  • Estação Brega

Na sexta (19) tem a Estação Brega na Concha Acústica do Araxá (Complexo Marlindo Serrano), a partir das 20h, fazendo parte da programação do Macapá Verão.
Atrações: Banda Moara, Suelen Braga, Jomassan e Mauro Cota. Imperdível.