Heraldo Almeida

Então, o que é música afinal?


Essa pergunta tem sido alvo de discussão há décadas. Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar com um exemplo: Um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão óbvio assim.

Podemos classificar um alarme de carro como música? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música.

Então, o que é música afinal? De uma maneira mais didática e abrangente, a música é composta por melodia, harmonia e ritmo.

Melodia é a voz principal do som, é aquilo que pode ser cantado. Harmonia é uma sobreposição de notas que servem de base para a melodia. Por exemplo, uma pessoa tocando violão e cantando está fazendo harmonia com os acordes no violão e melodia com a voz. Cada acorde é uma sobreposição de várias notas, por isso que os acordes fazem parte da harmonia.

Vale destacar que a melodia não necessariamente é composta por uma única voz; é possível também que ela tenha duas ou mais vozes, apesar de ser menos frequente essa situação. Para diferenciar melodia de harmonia nesse caso, podemos fazer uma comparação com um navio no oceano. O navio representa a harmonia e as pessoas dentro do navio representam a melodia. Tanto o navio quanto as pessoas estão se mexendo, e as pessoas se mexem dentro do navio enquanto ele navega pelo oceano. Repare que o navio serve de base, suporte, para as pessoas. Elas têm liberdade para se movimentar apenas dentro do navio. Se uma pessoa pular para fora do navio, será desastroso. Com melodia e harmonia, é a mesma coisa.

Ritmo é a marcação do tempo de uma música. Assim como o relógio marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música. Cada um desses três assuntos precisa ser tratado à parte. Um conhecimento aprofundado permite uma manipulação ilimitada de todos os recursos que a música fornece, e é isso o que faz os “sons e silêncios” ficarem tão interessantes para nosso ouvido. Afinal, mais importante do que saber o que é musica, é saber como trabalhar em cima dela. (www.descomplicandoamusica.com).

 

  • Decisão

Nesta quarta, 6, vai acontecer a primeira partida da decisão do campeonato amapaense de futebol profissional, entre Ypiranga X Santos.
No estádio Zerão, às 20h30.

 

  • “O Canto da Amazônia”

Um programa com a cara e o jeito da nossa gente, de segunda à sexta, às 16h, na Diário FM 90,9.
É bom de ouvir. Ele valoriza o que é nosso. Sintonize.

 

  • Espetáculo

As quadrilhas juninas do Amapá estão se preparando para os concursos que iniciam na próxima semana.
Grandes espetáculos, de danças e temas, serão apresentados.

 

  • Arte na Calçada

Exposição e comercialização de produtos artesanais, além de outras peças artísticas, estão disponíveis.
Na calçada da Tia Zefa, na av: Enestino Borges entre as ruas Odilardo silva e Eliezer Levy – Laguinho.

 

  • Agenda

Sexta, 8, tem show em homenagem aos namorados, com Amadeu Cavalcante e Nani Rodrigues (marido e mulher), “Amor e Música”.
No Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano) – Araxá, 22h. Informações: 99111-0201 e 99126-6262.

 

  • Macapá Verão

Última semana de inscrição para artistas interessados em participar do Edital para o Macapá Verão 2018 (até sexta, 8).
Informações no site da prefeitura de Macapá www.macapa.ap.gov.br.

 

  • Exposição

Continua, até 15 de junho, a exposição “Macapá 260 Anos – Reminiscência”, do artista plástico e designer amapaense, Ralfe Braga.
No restaurante Sagrada Família, na av: Presidente Vargas entre as ruas Tiradentes e Gal. Rondon – Centro.