Heraldo Almeida

Finéias Nelluty: Vem Conhecer Macapá


O cantor, compositor, músico e produtor amapaense, Finéias Nelluty, homenageia a cidade de Macapá, nos seus 259 anos (4 de fevereiro), com uma de suas muitas obras musicais, como “Vem Conhecer Macapá”.

Vem cá conhecer Macapá, curtir esse lugar que é bom pra se viver. Vem cá da beira rio olhar o amazonas banhar. meu forte São José.

Da Fazendinha aquela vista boa, no Curiaú tem pantanal, lagoa. Vem Marabaixo dançar, vem no Batuque suar. O Marco Zero vem ver, vem ver a banda passar, vem ver, vem ver, conhecer Macapá.

O Laguinho que me deu a mulata pra sambar, passo na Tia Neném pra tomar meu tacacá, chega mais perto e vem provar o meu peixe com açaí, farinha do Pacuí, tempero da Tia Coló, tenho mais pra te mostrar, vem ver, conhecer Macapá.

 

Inclusão
Crianças da periferia de Curitiba (PR) têm vida transformada por projeto que une cinema, jornalismo e educação.
Uma campanha da empresa Sompo Seguros, com assinatura da jornalista paulista, Priscila Pacheco, ajudando a estimular o senso crítico dos jovens por meio da produção audiovisual. (www.janelaperiferica.com.br).
Que bom seria seguir esse belo exemplo pelas bandas de “cá”.

Ensaio
Nesta quinta, 2, continuam os ensaios do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, às 19h, na Praça Floriano Peixoto.
O cortejo vai acontecer no sábado, 4 de fevereiro, aniversário de 259 anos da cidade de Macapá.

Agenda
Show “Eu Sou Daqui”, em homenagem ao aniversário de Macapá, com Amadeu Cavalcante e Brenda Melo.
Sexta, 3, no bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h.
Uma declaração de amor aos 259 anos da terra do Marabaixo. Convidados: Banda Placa, Nani Rodrigues, Zé Miguel e Rambolde Campos. Informações: 99126-6262.

Homenagem
Consagrado poeta e compositor letrista, Joãozinho Gomes, escreveu um texto em homenagem a nova Praça Floriano Peixoto, e o músico Genésio Tocantins musicou, em ritmo de frevo.
O nome da música é “Frevo Para Vozes a Praça Floriano.

Show
Cantora amapaense Taty Taylor e a consagrada artista nacional Gretchen vão inaugurar a casa de shows “Holiday”, em Macapá, dia 3 de março.
Na esquina da av: Mendonça Furtado com a rua Odilardo Silva – Centro. Informações: 99189-8067.

Cinema
Audiovisual brasileiro bate recorde em 2016 com desempenho expressivo no segmento do cinema.
Os 143 filmes lançados, sendo 97 obras de ficção, são uma marca positiva para toda a história do cinema brasileiro.
Já o total de ingressos vendidos, que atingiu a marca de 30,4 milhões, é o melhor resultado desde 1984. A participação de público dos filmes nacionais chegou a 16,5%, contra 13% em 2015. (www.cultura.gov.br).

Produzindo
Cantor e compositor, Naldo Maranhão, está compondo músicas de seu próximo CD, ainda sem nome definido, mas adiantou que tem música amapaense, com linguagem amazônica, no repertório.