Heraldo Almeida

Fortalecendo Redes Culturais forma multiplicadores em Macapá


Fortalecendo Redes Culturais apresentou o mapeamento cultural de Macapá. O projeto encerrou essa semana no CEU das Artes (Zona Norte) e formou uma equipe de multiplicadores, que seguirá com as pesquisas no âmbito cultural da capital. Financiado pelo International Fund for Cultural Diversity da Unesco e Cebrap, a iniciativa segue com os multiplicadores.

O mapeamento e os resultados da pesquisa foram feitos em quatro cidades brasileiras: Embu das Artes (SP), Toledo (PR), Serra Talhada (PE) e Macapá (AP). A pesquisa envolve dois conjuntos de atividades: programa de formação de atores culturais e um conjunto de atividades de mapeamento e o diagnóstico das principais demandas dos grupos e agentes que atuam nas cadeias de produção cultural em cada cidade.

O levantamento foi feito pela equipe proponente em parceria com cinco multiplicadores locais formados em cada região, que recebem uma bolsa para acompanhar as atividades. Além disso, o curso capacitou 30 pessoas para continuar o mapeamento cultural em Macapá.

Fortalecendo Redes Culturais é pensado tendo os equipamentos dos CEUs das Artes como centralidade e tem como apoiadores o Ministério da Cultura, Cebrap e Unesco, e se utiliza das estruturas locais de política cultural de cada um dos municípios e a própria gestão dos CEUs. (Cássia Lima – Comunicação/Fumcult).

 

  • “A Ponte”

Dia 4 de maio tem show internacional, “A Ponte”, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), às 22h30.
Com os cantores Zé Miguel (Brasil-Amapá) e Roseline Jersier (França-Guiana). O encontro da MPA com o Zouk Love. Informações: 98121-6999.

 

  • Candidata

Conselheira estadual de cultura, bailarina e professora, Cleide Façanha, vai concorrer á reeleição do Conselho pela cadeira da dança. Fez um bom trabalho pelo segmento.

 

  • Decisão

Trem X Santos fazem a final do campeonato sub 20 de futebol, nesta quinta (12), no Zerão, às 20h.
Santos joga pelo empate por ter vencido a primeira partida por 2X1, na terça (9). Qualquer placar em vantagem ao Trem levará a decisão para os pênaltis.

 

  • Samba de Jorge

Será no sábado (13) a inauguração da mais nova casa de show “Pedacinho do Céu Espaço Cultural”, na Rodovia JK (próximo ao monumento Marco Zero), a partir das 11h.
Com o sambista Jorginho do Cavaco e o projeto Samba de Jorge. Informações: 99139-7731 e 98132-2038.

 

  • Agenda

Sexta (12) tem show imperdível do consagrado cantor paraense, Mauro Cotta, na Praça de alimentação do Museu Sacaca, às 19h30. Prestigie.

 

  • Dança

Companhia de Dança Âmago está realizando vasta programação em homenagem ao mês da dança (Abril).
No Núcleo Âmago de Dança, na rua Gal. Rondon entre as avs: Marcíilio Dias e Pedro Américo – Laguinho.

 

  • Descobrindo

Programa O Canto da Amazônia da Diário FM 90,9, está iniciando uma campanha para descobrir talentos, em todos os segmentos da arte, que produzem obras regionais com linguagens amazônicas na temática.
Envie mensagens para 98132-8231 (whatsapp) e para o email: heraldocalmeida@bol.com.br.