Heraldo Almeida

Funarte apresenta projetos musicais brasileiros na Holanda


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) será representada pelo diretor do Centro da Música da instituição, Marcos Souza, em importantes eventos do setor na Holanda a partir desta segunda-feira (14). Souza participa de um encontro de músicos e produtores promovido pela DutchCulture, em Amsterdã, onde ministra palestra sobre música e cidadania. Na ocasião, vai compartilhar experiências brasileiras, como a primeira Bienal de Música e Cidadania do Brasil, realizada pela Funarte em Belo Horizonte (MG) em dezembro do ano passado, que reuniu diversos projetos sociais ligados à formação musical, e vem fazendo diferença na vida de crianças e adultos. Souza vai expor também propostas sobre a cooperação entre o Brasil e a Holanda na área da música.

Na terça (15), será o lançamento do projeto Partituras Brasileiras – Songbook Internacional Online na embaixada brasileira, somente para convidados. O trabalho reúne partituras de música brasileira – música popular, erudita e bandas de música – disponibilizadas online no portal da Funarte, em versões em português, inglês, espanhol e francês. Para baixar os volumes da coleção basta acessar o link http://www.funarte.gov.br/partituras-brasileiras-online/.

Encerrando a programação, na sexta-feira (18), o diretor do Centro da Música da Funarte participa de um dos maiores eventos do mercado da música clássica e erudita do mundo, Classical: Next, em Roterdã. Marcos Souza vai falar sobre a música clássica brasileira e os projetos da Funarte e do Ministério da Cultura no segmento.

Além do diretor da Funarte, participam do evento o diretor artístico da Music and Beyond Foundation, Hannibal Saad (Síria), o diretor-executivo da Orquestra de Câmara de Valdivia, Cristóbal Urrutia (Chile); a diretora da RhapsoArts Management Ltd., Fiona Siu (Hong Kong); a gerente geral do Hong Kong New Music Ensemble, Sharon Chan (Hong Kong), e o diretor artístico da Toolbox Percussion, Louis Siu (Hong Kong). (http://www.cultura.gov.br/)

 

  • Convite

O grupo de arte Flor Pequena está convidando pessoas para fazer parte do novo projeto.
Para dançarinos e músicos. Informações: 99125-7669.

 

  • Agenda

Cantor e compositor amapaense da nova geração, João Amorim, faz show na sexta, 18, no Norte das Águas, a partir das 22h.
No Complexo Marlindo Serrano – Araxá.

 

  • “Macacos Pelados”

Nome do grupo musical amapaense que está gravando seu 1º EP, e na segunda quinzena deste vai lançar todo o projeto.
É a nova geração assumindo o seu papel. Parabéns.

 

  • Encontro

Foi um sucesso o 4º Encontro das Artes que aconteceu na última sexta (11), na Galeria de Artes Samaúma (Complexo Marlindo Serrano – Araxá).
As artes plásticas integrandos os outros segmentos. Parabéns ao artista plástico Vagner Ribeiro, responsável pelo projeto.

 

  • Reitoria

Doutora Piedade Videira é candidata a reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Boa sorte.

 

  • Forrobodó

Quadrilha junina Simpatia da Juventude vai realizar a 18ª edição do maior pré festival de quadrilhas juninas, denominado de “Forrozão da Simpa”.
Dia 19 de maio (sábado). Informações: 98119-4589.

 

  • Tambor

Dias 26 e 27 de maio tem a Festa do Tambor, que é o aniversário do bairro do Laguinho, a partir das 16h (26) e 9h (27), no Banco da Amizade, ao lado do colégio Azevedo Costa.