Heraldo Almeida

Funarte divulga mapeamento da dança no país


A Fundação Nacional de Artes divulga o Mapeamento Nacional da Dança, um estudo abrangente sobre a área que mobilizou 25 pesquisadores, um técnico e 59 alunos de graduação de dez universidades públicas e uma privada.

Uma parceria inédita entre a instituição e a Universidade Federal da Bahia. A iniciativa garante, pela primeira vez, o mapeamento de diversas instituições, organizações, associações e grupos de dança de oito capitais das cinco regiões do Brasil: Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Belém (PA).

Para a Funarte, o mapeamento não apenas fortalece o papel da instituição como articuladora das artes no Brasil, como também proporciona maior conhecimento sobre a dança nacional e uma aproximação direta da classe. Os indicadores serão utilizados como objeto de estudo na formulação de políticas públicas para o setor.

Através de um cadastro on-line, foi possível levantar, analisar e descrever qualitativa e quantitativamente indicadores da cadeia produtiva da dança, em suas dimensões social, econômica e artística. A proposta do mapeamento surgiu em 2010, durante reunião do Colegiado Setorial da Dança. (www.cultura.gov.br).

Instrumental
Vai começar a 8ª edição do maior festival de música instrumental da Amazônia, o Amapá Jazz Festival.
Dias 20 e 21 de outubro, no Norte das Águas, Complexo Marlindo Serrano, no Araxá, às 21h.
A realização é do cantor e compositor, Finéias Nelluty. O evento será em homenagem ao músico, Sebastião Mont’Alverne (In Memorian).

Hip hop
Projeto de Lei 056/2015 do deputado estadual Da Lua institui o Hip Hop como movimento cultural e musical de caráter popular.
A partir de agora vai competir ao poder público assegurar a esse movimento a realização de suas manifestações próprias.

Cinema
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) investe mais R$ 70 milhões no projeto Brasil de Todas as Telas.
Os recursos serão para as produções de conteúdo para televisão e na complementação de recursos para obras de longa-metragem. (www.cultura.gov.br).

Chorões
Não se pode falar nada daqueles que deixam de fazer algo melhor pela nossa cultura tucuju, que logo vão às lágrimas.
Então parem de prometer aquilo que sabem que não vão cumprir. Ora, bolas.

“Batom Bacaba”
Dia 11 de novembro tem show de lançamento do CD “Batom Bacaba”, da cantora amapaense Patrícia Bastos.

Teatro
Dias 18 e 19 de outubro tem espetáculo teatral “O Encantamento do Boi”, com a o grupo Pirlimpimpim.
No Teatro das Bacabeiras, às 18:30h.

Momento Lennon 
Projeto MPA relembra o antigo Bar do Lennon (década de 80) onde se cantava e tocava a boa música popular brasileira. Esquina da rua Gal. Rondom com a av: Iracema Carvão Nunes (Centro).
Acontece toda sexta no bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, 21h.