Heraldo Almeida

Fundação Palmares celebra 30 anos de atividades


Exposição fotográfica, filmes, apresentação de capoeira, roda de samba e debates ligados à cultura, educação, religiosidade e culinária foram as formas de expressão escolhidas para as comemorações de aniversário da Fundação Cultural Palmares (FCP), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), que completa 30 anos na próxima quarta-feira (22). As atividades serão realizadas de 20 e 24 de agosto na sede da Fundação e no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília.

“É uma data muito importante. São 30 anos de luta, de desafios, de busca de uma sociedade mais igualitária. Tivemos algumas conquistas e continuaremos empenhados no avanço da mobilidade social das comunidades afrodescentes e do apreço ao povo negro”, destaca o presidente da FCP, Erivaldo Oliveira. “A programação retrata um pouco desse contexto e do nosso objetivo de gerar uma mudança completa na sociedade, em que não haja apenas tolerância, mas também respeito. Para isso, a Fundação tem trabalhado com projetos estruturantes, que toquem o coração das pessoas”, ressalta.

A abertura oficial das comemorações será na segunda-feira (20), com a exposição Herança Viva, do fotógrafo Januário Garcia. O fotógrafo registra, há 40 anos, imagens que retratam os aspectos social, político, cultural e econômico das populações negras do Brasil. A mostra fica aberta até sexta (24), das 10h às 18h, na sede da fundação. (www.cultura.gov.br).

 

  • Riqueza

Quem ainda não teve a oportunidade de assistir ao projeto musical do cantor e compositor, Osmar Júnior, em DVD, “Piratuba a Cantoria no Lago”, vai se emocionar quando ver as maravilhas da reserva biológica do Lago do Piratuba e do rio Araguari. Gravado em 2011.
São filmagens belas e inéditas de um cenário natural que não existe mais, devida a construção da última hidrelétrica no meio do rio Araguari.

 

  • “Múltiplos Olhares”

Nome da exposição fotográfica coletiva que será aberta no sábado (18), no Shopping Vila Nova, às 19h.
O encerramento será dia 30 de agosto.

 

  • Maracatu

Contagem regressiva para o lançamento do projeto de Maracatu da Favela para o carnaval 2019, com a campanha “Maracatu Sou Mais Você”. Dia 18 de agosto, na quadra da escola (av: Padre Júlio – Santa Rita), a partir das 2h.
Atrações: Direto do Rio de Janeiro o sambista Rangel, além da apresentação da bateria da Verde Rosa, intérpretes, Mestre Sala e Porta Bandeira, projeto Samba e Pagode Anos 90 (Cafú Rota Samba e Josimar), grupo de dança regional Galibi Marworno e outras atrações. Informações: 99156-0227.

 

  • Cultura Viva

O Ministério da Cultura está com inscrições abertas para o edital IberCulturaViva 2018. O objetivo é fomentar a articulação das redes culturais de base comunitária e projetos de trabalho colaborativo dos países-membros do programa. (www.cultura.gov.br).

 

  • Campanha

Maracatu da Favela vai lançar sua campanha de massificação de quem ama a escola: “Maracatu Sou Mais Você”.
No sábado (18), na quadra da Verde Rosa, na av: Padre Júlio (Santa Rita), a partir das 20h. Uma vasta programação foi planejada para festejar a iniciativa.

 

  • Prorrogação

As inscrições do Edital Paralelos Artes Visuais foram prorrogadas até 30 de setembro.
Processo seletivo vai gerar cadastro reserva de projetos para atividades em espaços da Funarte em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. (www.cultura.gov.br).

 

  • Talento

A jovem cantora amapaense da nova geração da boa música popular brasileira, Ariel Moura, já está gravando seu 1º disco (CD). Boa sorte.