Heraldo Almeida

Gonzaga Blantez: Curió do Bico Doce


Cantor, compositor e poeta nascido no município de Alenquer (PA) e radicado há mais de 30 anos em Manaus (AM). É graduado em Arte-educação (Habilitação em Música) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e traz em sua obra uma relação profunda com as tradições culturais da Amazônia.

Seu primeiro contato com o canto e o violão foi em Manaus ainda durante sua adolescência e, foi também na capital amazonense a partir dos anos de 1990, que iniciou suas parcerias com ícones da música amazônica como Nilson Chaves, Eliakin Rufino, Alcides Werk (in memoriam), Aníbal Beça (in memoriam), Ziza Padilha, e Célio Cruz; e ainda, com compositores de diversas partes do Brasil e do mundo, como Eduardo Santhana (Trovadores Urbanos/SP), Natan Marques (ex-guitarrista de Elis Regina), Ian Faquini (indicado ao Grammy em 2016), dentre outros.

Com uma extensa e bastante versátil obra musical, possui seis discos gravados e mais de 20 premiações em importantes festivais de música autoral em todo o Brasil.
Em janeiro de 2017, foi convidado pela Rede Globo de Televisão a integrar com o carimbó “ Curió do Bico Doce” (de sua autoria), a trilha sonora da novela “A Força do Querer”, de Glória Perez. A referida música já é um grande sucesso nacional, contou com mais de 1 milhão de audições (à época) no Youtube, e está no novo álbum de Gonzaga Blantez, “Curió do Bico Doce”, lançado no segundo semestre do ano passado. (Assessoria Gonzaga Blantez).

 

  • Vai começar

Nesta sexta inicia oficialmente a agenda do carnaval brasileiro, em todo o território nacional.
No Amapá não teremos, pelo quarto ano seguido, os desfiles das escolas de samba.
Os blocos da LIBA (sábado na FAB) e A Banda (terça gorda), levarão alegria aos foliões.

 

  • “Samba da Matriz”

Domingo (3) tem o projeto Samba da Matriz, na casa de show Dona Antônia, na av: General Gurjão, entre as ruas Candido Mendes e São José Centro – Centro.
A programação inicia, às 18h, no Calçadão do Samba e às 23h, os sambistas Marcelo Zona Sul e Shory, serão as atrações. Informações: 999126-6869.

 

  • Planeta Amapari

Ouvindo as músicas do disco “Planeta Amapari”, de Val Milhomem, Joãozinho Gomes e Zé Miguel, fica fácil identificar o amor desses artistas por nossa aldeia. Quanto orgulho.

 

  • Alerta

Como o clima do carnaval batendo na porta em quatro anos seguidos sem o desfile das escolas de samba.
Que os dirigentes das escolas de samba e da Liesap tomem consciência que algo urgente precisa ser feito pra retornar com o brilho desse segmento.

 

  • Calçadão

Sábado (2) tem carnaval no Calçadão Lacerda na folia, a partir das 20h, com Mauro Cota, Josy Santos (Banda Moara) e Ramon Frazelly.
Rua são José, esquina com av: José Siqueira – Laguinho. Informações: 98129-652 e 98137-3130.

 

  • Festival

Domingo (3) vai acontecer o Festival de Samba de Enredo, dos carnavais inesquecíveis, em frente ao colégio Azevedo Costa – Laguinho, às 20h, em uma arena que será montada.
Escolas confirmadas: Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Piratas Estilizados, Império do Povo, Embaixada de Samba, Emissários da Cegonha, Império da Zona Norte e Império Solidariedade.

 

  • Blocos

Sábado (2) haverá desfile dos blocos carnavalescos da LIBA, na avenida FAB, com programação iniciando, às 16h30, com show da Banda Placa.
Serão oito blocos que irão se apresentar, a partir das 19h: Pau Grande, Mancha Negra, Mãe Luzia, Unidos do Cabralzinho, Kubalança, Pica Pau, Rolará e Bafo da Onça. Entrada franca.