Heraldo Almeida

História do carnaval e suas origens


Continuação da matéria sobre a história do carnaval e suas origens. As associações entre o carnaval e as orgias podem ainda se relacionar às festas de origem greco-romana, como os bacanais (festas dionisíacas, para os gregos). Seriam festas dedicadas ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio, para os gregos), marcadas pela embriaguez e pela entrega aos prazeres da carne.

Havia ainda em Roma as Saturnálias e as Lupercálias. As primeiras ocorriam no solstício de inverno, em dezembro, e as segundas, em fevereiro, que seria o mês das divindades infernais, mas também das purificações. Tais festas duravam dias com comidas, bebidas e danças. Os papeis sociais também eram invertidos temporariamente, com os escravos colocando-se nos locais de seus senhores, e estes colocando-se no papel de escravos.

Mas tais festas eram pagãs. Com o fortalecimento de seu poder, a Igreja não via com bons olhos as festas. Nessa concepção do cristianismo, havia a crítica da inversão das posições sociais, pois, para a Igreja, ao inverter os papéis de cada um na sociedade, invertia-se também a relação entre Deus e o demônio.

A Igreja Católica buscou então enquadrar tais comemorações. A partir do século VIII, com a criação da quaresma, tais festas passaram a ser realizadas nos dias anteriores ao período religioso. A Igreja pretendia, dessa forma, manter uma data para as pessoas cometerem seus excessos, antes do período da severidade religiosa. (continua amanhã – parte III. (www.brasilescola.uol.com.br)

 

Cortejo
Está chegando o dia do cortejo do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, 4 de fevereiro, aniversário de 259 anos da cidade de Macapá. Ensaios até quinta, 2, na Praça Floriano Peixoto, 19h.

Agenda
Show “Eu Sou Daqui”, em homenagem ao aniversário de Macapá, com Amadeu Cavalcante e Brenda Melo.
Sexta, 3, no bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h.
Uma declaração de amor aos 259 anos da terra do Marabaixo. Convidados: Banda Placa, Nani Rodrigues, Zé Miguel e Rambolde Campos. Informações: 99126-6262.

Valorização
As temáticas do Festival Folclórico de Parintins (AM), todo mês de junho, é 100% regional amazônico.
Em 2016 o boi bumbá Garantido foi campeão com o tema “Celebração”, e dentro da proposta homenageou o mestre Sacaca, com a toada “Caboclo Sacaca”.
Este ano o assunto escolhido foi “Magia e Fascínio no Coração da Amazônia”, e na música (Toada) “Quilombolas da Amazônia”, o Marabaixo é citado.

Mundo
Um dos nomes mais expressivos da arte moderna brasileira, Cândido Portinari, terá, pela primeira vez, uma exposição individual na cidade de Roma (Itália).
Iniciativa dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, a mostra “A Mão Infinita” levará à capital italiana 26 obras do artista, que fazem parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA).
A exposição está agendada para acontecer de 7 de fevereiro a 22 de abril, na Embaixada do Brasil. (www.cultura.gov.br).

Calma
A TV Globo tem todo o direito de exibir o que bem lhe convir para garantir sua audiência, essa já não tanto em alta, mas também, precisa respeitar o direito de cada telespectador.
Agora, afirmar diariamente que a música brasileira e seus cantores, de má qualidade, é o que tem de melhor no país, aí é querer menosprezar nossa inteligência. Muita calma.

Comemoração
Prefeitura de Macapá está organizando vasta programação artística cultural para comemorar os 259 anos de Macapá.
Dia 4 de fevereiro, na praça Floriano Peixoto, durante o dia todo.

Destaque
Banda musical amapaense, Negro de Nós, com 18 anos de história já gravou 11 discos e um DVD. É considerada a melhor banda de Zouk do Brasil.
Os atuais componentes são: Silmara Lobato (cantora); Taronga (baixo); Walber Silva (teclados), Fabio Mont’Alverne (bateria), Alex (guitarra).
Merecem o destaque e o registro da coluna.