Heraldo Almeida

História do carnaval e suas origens


O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, o carnaval não é uma invenção brasileira, nem tampouco realizado apenas neste país. A História do Carnaval remonta à antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma.

A palavra carnaval é originária do latim, “carnis levale”, cujo significado é “retirar a ca rne”. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de enquadrar uma festa pagã. Na antiga Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como carnaval. As Saceias eram uma festa em que um prisioneiro assumia durante alguns dias a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e dormindo com suas esposas. Ao final, o prisioneiro era chicoteado e depois enforcado ou empalado.

O outro rito era realizado pelo rei nos dias que antecediam o equinócio da primavera, período de comemoração do ano novo na região. O ritual ocorria no templo de Marduk, um dos primeiros deuses mesopotâmicos, onde o rei perdia seus emblemas de poder e era surrado na frente da estátua de Marduk. Essa humilhação servia para demonstrar a submissão do rei à divindade. Em seguida, ele novamente assumia o trono. O que havia de comum nas duas festas e que está ligado ao carnaval era o caráter de subversão de papéis sociais: a transformação temporária do prisioneiro em rei e a humilhação do rei frente ao deus. Possivelmente a subversão de papeis sociais no carnaval, como os homens vestirem-se de mulheres e vice-versa, pode encontrar suas origens nessa tradição mesopotâmica. (www.brasilescola.uol.com.br).

 

  • É hoje

Nesta quinta (18) tem música do Amapá e Guiana Francesa no palco do Estação Lunar, em Fazendinha, a partir das 19h, na agenda do Macapá Verão 2019.
Atrações: Banda Negro de Nós, música tradicional Crioula da Guiana Francesa, Movimento Cultural Ancestrais, pianista Denis Lapassion, Clara Nugent e Finéias Neluty.

 

  • “Noite Quente”

Dia 2 de agosto tem o show “Noite Quente”, do cantor e compositor amapaense, João Amorim, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a partir das 22h. Informações: 99112-5488/98126-6731.

 

  • Museus

Estão abertas as inscrições para a 13ª Primavera de Museus, até o dia 25 de agosto. É a temporada nacional de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus.
O evento está agendado para acontecer de 23 a 29 de setembro e é voltado para museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros. (www.cultura.gov.br).

 

  • Poluição

Muitas residências, em Macapá, alugadas para menores de idade (jovens e adolescentes) realizarem festas, mas sem controle de horário e do volume da sonorização. Isso vem incomodando a vizinhança e poluindo o meio ambiente.
Se autorização para funcionamento desses espaços, os órgãos responsáveis precisam proibir esses crimes ambientais.

 

  • Rainha

Dançarina amapaense, Neyelle Vales, é a nova Rainha de Bateria da Alemanha, eleita no último dia 11, na cidade de Coburg, concorrendo com 20 candidatas de vários países.
Neyelle que já recebeu convite para desfilar no Acadêmicos do Salgueiro /RJ, em 2020, conquistou o 1º lugar no concurso Rainha de Bateria Samba Festival de Coburg (Alemanha). Parabéns.

 

  • Valorização

Resgate do concurso Pérola Negra, ocorrido no último sábado (13), que premiou a jovem Karen Jhones, a campeã 2019, é o maior concurso de beleza negra do Amapá e um exemplo de valorização à cultura afro-amapaense. Parabéns ao produtor Ray Balieiro, pelo belo resgate. A última edição desse evento aconteceu em 1988, na antiga boate Star Club, em Macapá, sendo vencedora a senhorita Clarice Ramos.

 

  • Estação Brega

Na sexta (19) tem a Estação Brega na Concha Acústica do Araxá (Complexo Marlindo Serrano), a partir das 20h, fazendo parte da programação do Macapá Verão.
Atrações: Banda Moara, Suelen Braga, Jomassan e Mauro Cota. Imperdível.