Heraldo Almeida

História do carnaval no Brasil


A história do carnaval no Brasil iniciou-se no Período Colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Estes saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas. Tais bolinhas nem sempre eram cheirosas. O entrudo era considerado ainda uma prática violenta e ofensiva, em razão dos ataques às pessoas, mas era bastante popular.

Isso pode explicar o fato de as famílias mais abastadas não comemorarem com os escravos, ficando em suas casas. Porém, nesse espaço, havia brincadeiras, e as jovens moças das famílias de reputação ficavam nas janelas jogando águas nos transeuntes.

Por volta de meados do século XIX, no Rio de Janeiro, a prática do entrudo passou a ser criminalizada, principalmente após uma campanha contra a manifestação popular veiculada pela imprensa. Enquanto o entrudo era reprimido nas ruas, a elite do Império criava os bailes de carnaval em clubes e teatros. No entrudo, não havia músicas, ao contrário dos bailes da capital imperial, onde eram tocadas principalmente as polcas.

A elite do Rio de Janeiro criaria ainda as sociedades, cuja primeira foi o Congresso das Sumidades Carnavalescas, que passou a desfilar nas ruas da cidade. Enquanto o entrudo era reprimido, a alta sociedade imperial tentava tomar as ruas. (www.brasilescola.uol.com.br).

 

  • É hoje

Três blocos carnavalescos estarão no Circuito Centro Folia, marcado para sair da Praça de Fátima, no bairro Santa Rita, às 21h. Bloco Auê, Fefam Folia e Nana
A chegada é na quadra da escola de samba Maracatu da Favela, av: Padre Júlio – Santa Rita. Informações: 99149-1672.

 

  • “Tardezinha”

Domingo, 24, os sambistas Marcelo Zona Sul (Piratas da Batucada) e Cafú (Maracatu da Favela) estarão cantando os maiores sambas do carnaval brasileiro, na casa de Shows El Gringo, às 18h.
Evento denominado “Tardezinha do Samba – Amor e Paixão”, na rua Tiradentes, entre as avs: FAB e Procópio Rola – Centro. Informações: 99172-2530.

 

  • Baile

Neste sábado (23) tem o baile de carnaval de salão, “Piratão na Folia”, realizado pela escola de samba Piratas da Batucada, no Ginásio de Esportes do Santa Inês – Orla, a partir das 21h.
Atrações: Adail Júnior e Banda, bateria Majestosa, Banda Sakarolha, DJ Luiz Carlos e concurso de fantasia. Informações: 99191-6956.

 

  • Pagode Panamá

Domingo, 24, tem show de samba e pagode, com o grupo Sensação do Samba, Trio Bom Ki Só e convidados.
Na Travessa Julião Ramos – bairro Jesus de Nazaré, a partir das 19h.

 

  • Destaque

Maestro Elias Sampaio desenvolve um belo e magnífico projeto musical no Amapá, com vários destaques nacionais. A Orquestra Essência é um deles, falado em rede nacional.
Merece o destaque e o registro da coluna. Parabéns.

 

  • 30 anos

Movimento Costa Norte, criado pelos cantores e compositores Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior, Zé Miguel e Val Milhomem, está completando em 2019 30 anos de história.
Os quatro artistas estão organizando um show que vai marcar as três décadas dessa brilhante trajetória, e mais a gravação de um CD, DVD e um documentário.

 

  • Sacaca Folia

Dias 2 e 3 de março vai acontecer o baile de carnaval infantil, “Sacaca na Folia”, resgatando essa tradicional festa para a garotada.
A programação está cheia de atrações, como: baile, produção de máscaras, blocos de carnaval, exposições, brincadeiras, presença do Rei momo, oficinas, maquiagens, etc. das 9h às 17h. Entrada franca. Av: Feliciano Coelho – Centro.