Heraldo Almeida

História do carnaval no Brasil


A história do carnaval no Brasil iniciou-se no Período Colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos.

Estes saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas. Tais boli nhas nem sempre eram cheirosas. O entrudo era considerado ainda uma prática violenta e ofensiva, em razão dos ataques às pessoas, mas era bastante popular.

Isso pode explicar o fato de as famílias mais abastadas não comemorarem com os escravos, ficando em suas casas. Porém, nesse espaço, havia brincadeiras, e as jovens moças das famílias de reputação ficavam nas janelas jogando águas nos transeuntes.

Por volta de meados do século XIX, no Rio de Janeiro, a prática do entrudo passou a ser criminalizada, principalmente após uma campanha contra a manifestação popular veiculada pela imprensa.

Enquanto o entrudo era reprimido nas ruas, a elite do Império criava os bailes de carnaval em clubes e teatros. No entrudo, não havia músicas, ao contrário dos bailes da capital imperial, onde eram tocadas principalmente as polcas.
A elite do Rio de Janeiro criaria ainda as sociedades, cuja primeira foi o Congresso das Sumidades Carnavalescas, que passou a desfilar nas ruas da cidade. Enquanto o entrudo era reprimido, a alta sociedade imperial tentava tomar as ruas. (www.brasilescola.uol.com.br).

 

Copa Master
Dia 10 de março, 19h, inicia a Copa Master de Futebol, na arena da Praça da Conceição (Trem).
São 32 seleções inscritas, com atletas a partir de 40 anos de idade. A coordenação é do radialista Costa Filho. Informações: 99125-1555.

Sem folia
Presidente da Confraria Tucuju, Telma Duarte, informa que este ano não haverá a batalha de confete da instituição.
A falta de recurso para a folia é o impedimento para a realização do evento.

Carnaval Tucuju
Artistas amapaenses vão realizar o carnaval com temática bem regional amazônica.
Na segunda, 27, em frente ao Trapiche Eliezer Levy, às 16h. Como atração foram convidados: o Banzeiro do Brilho-de-Fogo Grupo Bandáia, Finéias Nelluty, Banda Negro de Nós e muitos outras atrações.
A coordenação é do cantor e compositor, João Amorim.

Guará Folia
Neste sábado, 25, tem o cortejo do Guará Folia de Boêmios do Laguinho, e a concentração acontece em frente ao Colégio Amapaense, às 16h, com saída, às 17h, até a sede da Universidade de Samba (Laguinho).
No cortejo terá o trio elétrico com Adail Júnior, bateria Pororoca e Banda Sakarolha. Compre o seu abadá na sede da escola, na av: Gal.Osório entre as ruas Gal. Rondom e Eliezer Levy.

Agenda
Cantores e compositores, Enrico Di Micele e Pedrinho Callado, tem show marcado para acontecer dia 10 de março.
Artistas convidados: Zé Miguel, Brenda Melo e Marcão Franco. No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 99913-1818 e 99903-6440.

Cooperação
Representantes do Brasil e China reuniram, na quarta (22), em busca de maiores cooperações culturais.
Durante o encontro, foram tratados temas como economia da Cultura, literatura, audiovisual e maior intercâmbio entre museus e bibliotecas. (www.cultura.gov.br).

Novidade
O cantor e compositor, Zé Miguel e a cantora Ariel Moura, estão juntos realizando o projeto musical “Norteia”.
Mais uma novidade para o povo tucuju. Parabéns.

Futebol
São Paulo (tricolor da zona norte) vai comemorar aniversário jogando, dia 8 de março, jogando um amistoso com o Paysandu, de Belém (PA).
Às 20h, no estádio Zerão. Vamos lá.