Heraldo Almeida

Joinville é a capital nacional da dança


Agora é oficial e a cidade catarinense de Joinville é a Capital Nacional da Dança. O título, sancionado pelo presidente da República, Michel Temer, só confirma a vocação da região que promove, há mais de 30 anos, o Festival de Dança considerado pelo Guiness Book como o maior no mundo em número de participantes – em torno de 4,5 mil bailarinos. A cidade ainda abriga a única Escola do Balé Bolshoi fora da Rússia.

A entrega simbólica do título ocorreu na noite de abertura do 34ª Festival de Dança de Joinville, e o título foi publicado no Diário Oficial da União. Há mais de 30 anos, Joinville promove o evento e, em paralelo, acontecem também a Mostra de Dança Contemporânea, o Festival Meia Ponta – voltado para crianças –, a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, a Rua da Dança, além do Palcos Abertos e da Passarela da Dança. O festival segue com diversas companhias nacionais de dança.

Para o presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz da Silva Pinto, o título concedido oficialmente à cidade já tem o reconhecimento dos participantes. “A diferença é que agora é oficial, é lei. Culturalmente é inquestionável, pois sediamos um festival considerado o maior do mundo em número de participantes e abrigamos a única escola do Balé Boshoi fora da Rússia”, salientou. O ministro da Cultura, Marcelo Calero, reforçou que a dança conferiu um outro status à cidade: “O título de capital da dança concedido a Joinville reflete a riqueza da produção artística brasileira e a importância econômica da atividade cultural”.

A edição deste ano do Festival reúne mais de 400 grupos de escolas de dança do país. Segundo ele, a maioria dos estados está representada. “Joinville é um “brasileirão da dança”, diz, ao acrescentar que a média de público nos espetáculos é de 4,2 mil pessoas, entre turistas e a comunidade local, apenas no palco principal. Mas mais 230 mil pessoas circulam pelos palcos espalhados pela cidade. A realização do evento só é possível porque o Festival está na lista dos beneficiados com incentivo fiscal da Lei Rouanet. “O mecanismo é de extrema importância para a produção cultural no país e por isso é muito importante entender que o que se faz em cultura não seria possível sem essa fonte de financiamento. (www.cultura.gov.br).

 

  • Fanfarra

A Secretaria de Juventude do Estado vai realizar o 1º Festival de Banda de Fanfarra do Amapá.
Bela iniciativa de valorização e resgate à nossa memória. Parabéns.

 

  • Repercussão

Já conquistou o mundo das redes sociais a música do cantor da nova geração, Leandro Sheike, lançada quinta (23), na Diário FM (90,9), no programa O Canto da Amazônia.
A canção “Sou do Norte”, é a primeira música gravada do cantor. Parabéns.

 

  • Destaque

Artista plástico Augusto Leite irá à Paris (França), em outubro, participar de uma exposição no Louvre, o maior museu de arte do mundo e monumento histórico.
Foi convidado por uma empresa conceituado da França. Parabéns.

 

  • Samba Verão

Escola de samba Piratas Estilizados vai realizar a 2ª edição do projeto Vem Pro Meu Samba Verão.
Dia 14 de setembro, na quadra do colégio Azevedo Costa – Laguinho, a partir das 20h. Passistas e intérpretes do Rio de Janeiro estão confirmados.

 

  • Jazz na calçada

Neste sábado (25), tem a volta do projeto “Jazz na Calçada do Mestre Tiago, na av: Clodóvio Coelho, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado – Trem.
A partir das 17h.

 

  • Amapá Jazz

Dias 18, 19 e 20 outubro vai acontecer a 10ª edição do Amapá Jazz Festival, o maior divulgador da música instrumental da Amazônia.
No Norte das Águas, no Complexo Marlindo Serrano – Araxá, a partir das 9 da noite.

 

  • Agenda

Cantor Mauro Cota e o maestro Manoel Cordeiro têm agenda marcada dia 7 de setembro, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a parir das 10 da noite.
Participações especiais de Patrícia Bastos e Felipe Cordeiro.

 

  • Imperdível

Vá agendando aí. Dia 3 novembro tem show dos cantores Paulinho Pedra Azul e Eudes Fraga, no palco do Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a parir das 10 da noite.