Heraldo Almeida

Kassav: melhor banda de Zouk do mundo


Kassav, palavra em crioulo antilhano que significa “mandioca” é uma banda de zouk de Martinica e de Guadalupe formada em 1979. Os membros originais da banda eram Jocelyne Béroard, Jacob Desyarieux, Jean-Philippe Marthély,1 Patrick St. Éloi (falecido), Jean-Claude Naïmro, e Georges Décimus (que atualmente não mais faz parte do grupo) juntamente com alguns outros componentes, que permaneceam pouco tempo no grupo.

O total de álbuns (em forma de LP e/ou CD) lançados pela banda é aproximadamente de 30.

Kassav foi criado em 1979 por Pierre-Édouard Décimus, músico profissional que, juntamente com Freddy Marshall, decidiu transformar a música de carnaval de Martinica e Guadalupe em um estilo mais moderno.

A banda foi a primeira a despontar como pioneira do zouk. Seu som se tornou “pan-caribenho”, englobando elementos do reggae e da salsa. Seu primeiro álbum, Love and Ka Dance (1980), estabeleceu aquilo que seria conhecido como o zouk. O grupo se tornou cada vez mais popular, atingindo seu auge em 1985 com o álbum Yélélé, onde se destacava o sucesso “Zouk la sé sèl médickaman nou ni”. Com esta música, o grupo espalhou sua música pela América Latina e também pela Europa e até mesmo em países da & Aacute;sia, popularizando também a dança zouk. (www.bwevip.com).

 

  • Enredo

Piratas da Batucada oficializou o enredo para o carnaval de 2019, no sábado (20), apresentando a cantora amapaense, Patrícia Bastos, com tema da escola.

 

  • Cortejo

O cortejo do Banzeiro do Brilho-de-Fogo vai acontecer no dia 4 de fevereiro, comemorando o aniversário de 260 anos da cidade de Macapá.
As ruas e avenidas do centro vão ouvir os sons das caixas de marabaixo ecoando pelo ar.

 

  • Domingueira

O bloco de rua Trio Demolidor, vai realizar uma programação carnavalesca, neste domingo (21), a partir das 12.
Na av: Mãe Luzia, entre as ruas José Serafim e Gal. Rondon – Laguinho.

 

  • Solidariedade

Programação beneficente “S.O.S PAULINHO TUPINAMBÁ”, dia 28 de janeiro, na av: José Tupinambá (antiga Nações Unidas), entre as ruas José Serafim e São José – Laguinho, a partir das 12h.
Apresentação de artistas locais, sorteio de prêmios e outras atrações. Cartelas à venda. Informações: 98112-633.

 

  • Intercâmbio

Cantor e compositor, Finéias Nelluty, viaja dia 2 de maio para Cabo Verde. Um encontro de intercâmbio cultural musical com o consagrado cantor Zerui Depila. Boa sorte.

 

  • Cidadão

Os cantores e compositores Joãozinho Gomes e Rambolde Campos, receberão título de Cidadão Macapaense, dia 4 de fevereiro, aniversário de Macapá (260 anos).
O projeto é de autoria do vereador Marcelo Dias. Merecidíssimos.

 

  • Novidade

Nova gestão do Museu Sacaca está preparando um calendário de eventos artísticos e culturais, iniciando no dia 2 de março, na reabertura daquele belo espaço.
Um belo cenário regional natural bem no meio da cidade. No aguardo.