Heraldo Almeida

Kassav: melhor banda de Zouk do mundo


Kassav, palavra em crioulo antilhano que significa “mandioca” é uma banda de zouk de Martinica e de Guadalupe formada em 1979. Os membros originais da banda eram Jocelyne Béroard, Jacob Desyarieux, Jean-Philippe Marthély,1 Patrick St. Éloi (falecido), Jean-Claude Naïmro, e Georges Décimus (que atualmente não mais faz parte do grupo) juntamente com alguns outros componentes, que permaneceam pouco tempo no grupo.

O total de álbuns (em forma de LP e/ou CD) lançados pela banda é aproximadamente de 30.

Kassav foi criado em 1979 por Pierre-Édouard Décimus, músico profissional que, juntamente com Freddy Marshall, decidiu transformar a música de carnaval de Martinica e Guadalupe em um estilo mais moderno.

A banda foi a primeira a despontar como pioneira do zouk. Seu som se tornou “pan-caribenho”, englobando elementos do reggae e da salsa. Seu primeiro álbum, Love and Ka Dance (1980), estabeleceu aquilo que seria conhecido como o zouk. O grupo se tornou cada vez mais popular, atingindo seu auge em 1985 com o álbum Yélélé, onde se destacava o sucesso “Zouk la sé sèl médickaman nou ni”.

Com esta música, o grupo espalhou sua música pela América Latina e também pela Europa e até mesmo em países da Ásia, popularizando também a dança zouk. (www.bwevip.com).

 

  • Cinema

Macapá vai sediar a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, dia 26 de novembro, às 19h (sessão de abertura), na sede do Ministério Público, rua do Araxá.
Serão exibidos dois curtas-metragens: “A Rua é Nóiz” e “Enrolados na Raiz”. A realização é do Ministério dos Direitos Humanos. Entrada gratuita.

 

  • Teatro

Sábado (24) a CIA. de Teatro Captta vai realizar a Mostra Livre de Arte Pública “Cabaret Capitação”, no Anfiteatro da Praça Chico Noé às 18h.

 

  • Desfiliação

As escolas de samba Piratas Estilizados e Unidos do Buritizal já manifestaram posicionamento para desfiliação das duas agremiações da Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap). A ausência da Liga de suas atividades é um dos principais motivos.

 

  • Encontro

O patrimônio natural e cultural brasileiro é de fundamental importância para o desenvolvimento e o fortalecimento da identidade da população.
É essa a premissa da Confederação Nacional de Municípios e da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial, na realização do 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento está acontecendo pela primeira vez no Norte do Brasil, na cidade de Manaus (AM), de 22 a 24 de novembro. (www.cultura.gov.br).

 

  • Comemoração

Sambistas amapaenses se mobilizam para comemorar o Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro. Vários grupos de samba e pagode, além de instituições ligadas a essa temática, irão festejar a data.

 

  • Agenda MPA

Sexta (23) tem show dos cantores e compositores, Beto Oscar e Helder Bradão, no palco do Norte das Águas, a partir das 9 da noite com cantor José Espíndola abrindo o show e a participação especial do músico Alcyr Meireles. No Norte das Águas, Complexo Marlindo Serrano – Araxá. Informações: 98111-0071/98122-2801.

 

  • Oficinas

O projeto de cultura popular Banzeiro do Brilho-de-Fogo vai realizar oficinas de adereços e rítmica, dias 23 e 24 de novembro, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), às 14h. As vagas são limitadas e as inscrições serão até esta quinta (22). Informações: 99178-6714.