Heraldo Almeida

Kassav: melhor banda de Zouk do mundo


Kassav, palavra em crioulo antilhano que significa “mandioca” é uma banda de zouk de Martinica e de Guadalupe formada em 1979. Os membros originais da banda eram Jocelyne Béroard, Jacob Desyarieux, Jean-Philippe Marthély,1 Patrick St. Éloi (falecido), Jean-Claude Naïmro, e Georges Décimus (que atualmente não mais faz parte do grupo) juntamente com alguns outros componentes, que permaneceam pouco tempo no grupo.

O total de álbuns (em forma de LP e/ou CD) lançados pela banda é aproximadamente de 30.

Kassav foi criado em 1979 por Pierre-Édouard Décimus, músico profissional que, juntamente com Freddy Marshall, decidiu transformar a música de carnaval de Martinica e Guadalupe em um estilo mais moderno.

A banda foi a primeira a despontar como pioneira do zouk. Seu som se tornou “pan-caribenho”, englobando elementos do reggae e da salsa. Seu primeiro álbum, Love and Ka Dance (1980), estabeleceu aquilo que seria conhecido como o zouk. O grupo se tornou cada vez mais popular, atingindo seu auge em 1985 com o álbum Yélélé, onde se destacava o sucesso “Zouk la sé sèl médickaman nou ni”. Com esta música, o grupo espalhou sua música pela América Latina e também pela Europa e até mesmo em países da Ásia, popularizando também a dança zouk. (www.bwevip.com).

 

  • Blocos

Dia 2 de março tem desfile de blocos carnavalescos na pista da Avenida FAB, depois de 20 anos.
Os blocos da Liga Independente (LIBA) estarão se apresentando, a partir das 19h30. São eles:
Unidos do Pau Grande, Mancha Negra, Mãe Luzia, Unidos do Cabralzinho, Kubalança, Pica-Pau, Rolará e Bafo da Onça.

 

  • Saudade

Dia 2 de março, na sede do Sinsepeap (Rodovia JK), vai acontecer um baile da saudade, a partir das 22h.
Atrações: DJ Bruno Costa, Batan, Mauro Cota e Clay Sam. Informações: 99125-1555.

 

  • Marchinha

A marcinha de carnaval “Papinha Neném” conquistou o título do 1º Festival de Marchinhas Carnavalescas da Rede Amazônica de Televisão (Programa Paneiro).
A composição é do artista de teatro amapaense e agora compositor, Daniel de Rocha. A interpretação é de Diego Rocha, da Banda Chocolate com Pipoca. Parabéns.

 

  • Passista

O estilista amapaense, Ruy Anjos, vai realizar o 2º concurso Passista Amapá, dia 9 de março, na sede da Assel (Rodovia JK), a partir das 22h.
Serão escolhidos em 3 categorias: Feminino Masculino e Diversidade. O principal quesito é Samba no Pé e a premiação é de 2 mil reais. Informações: 98132-8101.

 

  • A Banda

Na terça-feira gorda (5), vamos ver o bloco A Banda passar pelas ruas e avenidas de Macapá.
A saída será, às 15h, da Praça Veiga Cabral – Centro.

 

  • Banda Placa

Sábado (2) tem carnaval do povo com a Banda Placa, às 18h, na Praça da Bandeira, fazendo parte da programação da Prefeitura de Macapá.

 

  • Referência

Grupo Raízes do Bolão é o maior representante do Amapá quando o assunto é o ritmo do Batuque.
Esses meninos do Curiaú, liderado por Adelson Preto, dão um show de musicalidade e rítmica.