Heraldo Almeida

Kassav: melhor banda de Zouk do mundo


Kassav, palavra em crioulo antilhano que significa “mandioca&rdqu o; é uma banda de zouk de Martinica e de Guadalupe formada em 1979. Os membros originais da banda eram Jocelyne Béroard, Jacob Desyarieux, Jean-Philippe Marthély,1 Patrick St. Éloi (falecido), Jean-Claude Naïmro, e Georges Décimus (que atualmente não mais faz parte do grupo) juntamente com alguns outros componentes, que permaneceam pouco tempo no grupo.

O total de álbuns (em forma de LP e/ou CD) lançados pela banda é aproximadamente de 30.

Kassav foi criado em 1979 por Pierre-Édouard Décimus, músico profissional que, juntamente com Freddy Marshall, decidiu transformar a música de carnaval de Martinica e Guadalupe em um estilo mais moderno.

A banda foi a primeira a despontar como pioneira do zouk. Seu som se tornou “pan-caribenho ”, englobando elementos do reggae e da salsa. Seu primeiro álbum, Love and Ka Dance (1980), estabeleceu aquilo que seria conhecido como o zouk. O grupo se tornou cada vez mais popular, atingindo seu auge em 1985 com o álbum Yélélé, onde se destacava o sucesso “Zouk la sé sèl médickaman nou ni”. Com esta música, o grupo espalhou sua música pela América Latina e também pela Europa e até mesmo em países da Ásia, popularizando também a dança zouk. (www.bwevip.com).

 

  • Destaque

O jovem presidente da escola de samba, Piratas Estilizados, Diego Armando, vem realizando um belo trabalho na agremiação, com organização, planejamento, transparência e responsabilidade. “Arrumou a casa”, como diz o dito popular.
Em pouco tempo ele regularizou todas as pendências da instituição, e em breve estará lançando o projeto para o carnaval de 2020. Merece o destaque e o reconhecimento. Parabéns.

 

  • Homenagem

Na próxima sexta (31) tem show da cantora amapaense, Maria Ely, “Cantando Beth Carvalho”. Uma bela e justa homenagem a rainha do samba brasileiro.
No Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a partir das 22h. Informações: 99174-4010/99107-7313.

 

  • Encantaria

O residencial Mestre Oscar Santos, no bairro Ipê, zona norte da capital Macapá, é um lugar privilegiado e cheio de arte para quem habita por lá.
As ruas e avenidas foram batizadas com nomes que dão título as belas músicas de artistas regionais amapaenses (compositores e cantores), que retratam, nas obras, o cotidiano do povo tucuju amazônico. Mas os moradores precisam valorizar e cuidar mais daquela encantaria.

 

  • Rainha do Baião

Quadrilha junina Simpatia da Juventude vai realizar o concurso Rainha do Baião Gay, dia 19 de junho, em local ainda não definido.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com os coreógrafos, Adriano (98406-8969) e Igor (98408-7217). Esse evento vai bombar.

 

  • Promoção

Meu mano caçula, Josimar Almeida, foi promovido a 1º Sargento da Polícia Militar do Amapá. A formatura aconteceu nesta sexta (24), no Quartel da PM. Parabéns e boa sorte ao 1º Sgtº S. Almeida.

 

  • “Pra Sempre”

O consagrado cantor e compositor brasileiro, Lulu Santos, autor de clássicos inesquecíveis, está lançando o álbum “Pra Sempre” e uma turnê.
Todos dedicados ao amor, um dos temas de maior destaque em sua vasta obra, que abarca 30 álbuns lançados e também lança o clipe da faixa-título. Parabéns. (https://youtu.be/u1wBARchllM).

 

  • É samba

Domingo (26) tem agenda do projeto Samba da Matriz, com Taisson Tiassu, um dos maiores intérpretes do carnaval amapaense, com mais de 25 anos de carreira.
O show vai acontecer, a partir das17h, na casa de eventos Donna Antônia, na av: Gal. Gurjão, entre as ruas São José e Cândido Mendes – Centro. O evento inicia com Jr. Santarém e convidados. Será imperdível.