Heraldo Almeida

Kassav: melhor banda de Zouk do mundo


Kassav, palavra em crioulo antilhano que significa “mandioca” é uma banda de zouk de Martinica e de Guadalupe formada em 1979. Os membros originais da banda eram Jocelyne Béroard, Jacob Desyarieux, Jean-Philippe Marthély,1 Patrick St. Éloi (falecido), Jean-Claude Naïmro, e Georges Décimus (que atualmente não mais faz parte do grupo) juntamente com alguns outros componentes, que permaneceam pouco tempo no grupo.

O total de álbuns (em forma de LP e/ou CD) lançados pela banda é aproximadamente de 30.

Kassav foi criado em 1979 por Pierre-Édouard Décimus, músico profissional que, juntamente com Freddy Marshall, decidiu transformar a música de carnaval de Martinica e Guadalupe em um estilo mais moderno.

A banda foi a primeira a despontar como pioneira do zouk. Seu som se tornou “pan-caribenho”, englobando elementos do reggae e da salsa. Seu primeiro álbum, Love and Ka Dance (1980), estabeleceu aquilo que seria conhecido co mo o zouk. O grupo se tornou cada vez mais popular, atingindo seu auge em 1985 com o álbum Yélélé, onde se destacava o sucesso “Zouk la sé sèl médickaman nou ni”. Com esta música, o grupo espalhou sua música pela América Latina e também pela Europa e até mesmo em países da Ásia, popularizando também a dança zouk. (www.bwevip.com).

 

Temáticas
Muito boa a inovação da prefeitura de Macapá de pintar algumas faixas de pedestre com efeitos regionais amazônicos de nossa cidade.
Isso é valorização da riqueza cultural de nossa terra. Parabéns.

Teatro
Dias 1 e 2 de fevereiro o Sesi apresenta o espetáculo infantil, “Pamonha e Panaca”, no Teatro das Bacabeiras, às 21h.
É uma produção e realização do Projeto Cuca Leva. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

Restauração
O projeto Rock In Rio integra a inédita Aliança Pela Restauração e Valorização da Amazônia brasileira. Dia 30, em Belém (PA).
Através do seu projeto social Amazônia Livre, que tem como meta, mobilizar as pessoas ao redor do mundo, para doarem 4 milhões de árvore. Até o momento, quase 3 milhões já foram doadas.

Agenda
Show “Eu Sou Daqui”, que os cantadores Amadeu Cavalcante e Branda Melo vão realizar, no dia 3 de fevereiro (véspera do feriado), no bar “O Barril”. Uma homenagem aos 259 anos da cidade de Macapá (4 de fev.).
Convidados especiais: Zé Miguel, Banda Placa, Rambolde Campos e Nani Rodrigues.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton silva, às 22h. Informações: 99126-6262 e 98119-2790.

Edital
Inscrições para propostas de projetos artísticos seguem até sexta, 27, na Fumcult. Esquina da rua Eliezer Levy com a avenida Mondonça Furtado, Centro.
Para o dia 4 de fevereiro, 259 anos de Macapá.

Banzeiro
Nesta sexta, 27, e sábado, 28, tem ensaios do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, na Praça Floriano Peixoto, às 19h.

Literatura
Nesta sexta, 26, durante o ensaio do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, na Praça Floriano Peixoto, às 19h.
Lançamento do livro “Versos Vivos: uma história de sonho e de luta”, da poetisa Lia Borralho.

Fejufap
Definido o calendário de eventos da Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá.
Programação inicia no dia 31 de março e encerra em 9 de junho. Informações: 99141-8420.