Heraldo Almeida

Lançamento do Festival Dançando Marabaixo


O local escolhido para o lançamento do projeto Dançando Marabaixo foi o espaço cultural do Sistema Diário de Comunicação, dentro do programa “O Canto da Amazônia” (16h às 17h:30h), pela referência e valorização que tem com a arte feita em casa.

A ideia de realizar o Festival Dançando Marabaixo já vinha sendo planejada há cerca de três anos por Carlos Pirú, idealizador do projeto e principal organizador. Este ano resolveu retornar com as reuniões e convidou vários representantes de comunidades ligadas a esse segmento, criando o Movimento Nação Marabaixeira para realizar o evento.

Cada comunidade tem a sua representatividade dentro desse projeto, e com isso tornou mais fácil a organização das ações.

Foram dias de elaboração do regulamento, escolha das datas, local, formação das equipes, parceiros colaboradores e investidores. Era necessário juntar os esforços para que esse sonho se tornasse real.

Com as equipes formadas, foram em busca dos apoiadores do poder público e privado, tentando captar algum recurso para a realização do projeto. Secretaria Estadual do Turismo (Setur), Secretaria Extraordinária de Políticas para os Povos Afro Descendentes (Seafro), Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Rádio Difusora de Macapá (RDM), Sistema Diário de Comunicação, Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e Assembleia Legislativa, através da deputada Cristina Almeida, entraram como parceiros do projeto.

O Festival Cantando Marabaixo é estadual e as inscrições iniciaram no dia 7 e irão até o dia 25 de novembro, na Seafro (rua Gal. Rondom entre as avenidas Raimundo Álvares da Costa e Enestino Borges – Centro, manhã e tarde. Informações: 99175-9142 e 99186-0313.

“As composições podem ser arranjadas com outros instrumentos musicais, além das caixas de Marabaixo, mas a essência e originalidade tem que estar bem presente na proposta”, disse o coordenador Carlos Pirú.

O local escolhido para acontecer o festival foi a Maloca da Tia Chiquinha, no quilombo do Curiaú, nos dias 3, 4 de dezembro (eliminatórias) e 17 a final, 19h.

Luto 
Na segunda, 7, perdi um grande amigo de infância e de escola, daqueles que era “pau pra toda obra”, era só chamar.
Parceiro, “Idevan da Sorveteria”, como era chamado, faleceu em São José do rio Preto (SP), onde estava hospitalizado. Agora vai morar no céu. Meus sentimentos à família.

Reflexo
O movimento da música amapaense, essa com a linguagem bem amazônica de cantar o que é nosso, está mais forte do que nunca.
Várias casas estão abrindo espaço para o cancioneiro tucuju. Isso é fruto da intensa campanha que vem sendo feita.
Nossos artistas vem sendo procurados por vários proprietários de bares e restaurante para fechar agenda, de quarta a sábado.
Confesso que o programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90,9) tem uma parcela de contribuição bem conceituada nessa batalha.
É só lembrar, reconhecer e concordar que nos últimos 6 anos essa voz sempre esteve presente nesse projeto de massificação. Vamos avançar mais.

“Pororoca”
Como esse nome a comunidade laguinhense batizou a bateria de Boêmios do Laguinho, e assim ficou.
Um nome bem do jeito de nosso povo, mas com a força e a garra da nação negra, principalmente a que torce pela vermelha e branca. Coisas do Laguinho.

Batom Bacaba
Está chegando a hora do lançamento do novo CD da cantora amapaense Patrícia Bastos, “Batom Bacaba”.
Participação especial de Brenda Melo, Nena Silva e exposição do Centro Cultural Raízes do Bolão. Sexta, 11, no Teatro das Bacabeiras, 21h.

Tambores
União dos Negros do Amapá está anunciando a programação da semana da Consciência Negra, de 17 a 20 de novembro.
Missa dos Quilombos, Concurso a Mais Bela Negra e Mais Belo Negro, Rufar dos Tambores e shows artísticos, palestras, apresentação das comunidades, etc.

Agenda MPA
Na sexta, 11, é a vez do cantor e compositor, Cléverson Baía, fazer show no projeto da Música Popular do Amapá (MPA).
Seus convidados especiais são: Bebeto Nandes, Daniela Ramos, Marcelo Dias, Sabrina Zahara, Marcelo Dias e Nara Lima.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, 21h. Informações: 99148-5866 e 98111-8512.

Marabaixo
Inscrições abertas até 25 de novembro, para o “Festival Cantando Marabaixo”, marcado para acontecer dias 3, 4 e 17 de dezembro.
Na Maloca da Tia Chiquinha, no Curiaú. Informações: 99175-9142 e 99186-0313.