Heraldo Almeida

Lugares sagrados indígenas são tombados


Os lugares indígenas sagrados denominados Kamukuwaká e Sagihengu, no Alto Xingu, no Mato Grosso, foram definitivamente tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O aviso foi publicado, nesta segunda-feira (17), no Diário Oficial da União.

Os dois lugares integram o Kuarup, a maior festa ritualística em homenagem a mortos ilustres entre os povos do Alto Xingu. Embora façam parte da festividade, ambos locais estão localizados fora da área do Parque Nacional, devido à redução dos limites originais do parque, inferiores ao território histórico de ocupação indígena.

Com o tombamento definitivo, cujo pedido foi realizado em 2008, o Iphan busca garantir a conservação e o direito de acesso das comunidades indígenas ao local. Outro objetivo é preservar a cultura nos aspectos espirituais e religiosos das comunidades que participam do rito.

O Kuarup é uma cerimônia anual, realizado no final da estação seca, entre agosto e setembro. O ritual presta homenagem póstuma a chefes e lideranças indígenas. A cerimônia estabelece o fim do luto e da tristeza, ao mesmo tempo em que restaura a alegria, a vida e o início de um novo ciclo vital.

Sagihengu é o lugar onde começa o Kuarup e onde as comunidades indígenas afirmam ter ocorrido o primeiro Kuarup em homenagem a uma mulher: a mãe. A cerimônia neste local homenageia a vida, apesar de ser uma cerimônia funerária. (www.cultura.gov.br).

Projeto MPA
Sexta, 21, é a vez de Enrico Di Miceli se apresentar no palco do Projeto da Música Popular do Amapá (MPA), cantando suas composições que falam de nosso povo e das histórias coisas tucujus.
Convidados especiais: Val Milhomem, Brenda Melo, Rambolde Campos, Joãozinho Gomes e Paulo de Tarso.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva (atrás da Seed), 21h. Informações: 99903-6440.

Festival
Quinta, 20, começa a 8ª edição do maior festival de música instrumental da Amazônia, o Amapá Jazz Festival.
Serão dois dias (20 e 21 de outubro), no Norte das Águas, Complexo Marlindo Serrano, no Araxá, às 21h.
A realização é do cantor e compositor, Finéias Nelluty. O evento será em homenagem ao músico, Sebastião Mont’Alverne (In Memorian).

Agenda
Dia 14 de novembro acontecerá dois shows na Choperia da Lagoa (Rodovia Duca Serra).
Banda Bee Gees Alive (cover-SP) e Quarteto Casanova, 22h. Informações: 98109-2101.

“Cantando Marabaixo”
Nome do festival de Marabaixo que está agendado para acontecer em dezembro.
A realização é do Movimento Nação Marabaixeira, Carlos Pirú e outros coordenadores.

Filme
Naufrágio do barco Novo Amapá, ocorrido em 1981, vai virar filme. O projeto ainda em fase de pré-produção terá o cineasta paraense, Wagner Júnior, como diretor.

Cinema
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) investe mais R$ 70 milhões no projeto Brasil de Todas as Telas.
Os recursos serão para as produções de conteúdo para televisão e na complementação de recursos para obras de longa-metragem. (www.cultura.gov.br).

“Batom Bacaba”
Dia 11 de novembro tem show de lançamento do CD “Batom Bacaba”, da cantora amapaense Patrícia Bastos.
No Teatro das Bacabeiras, 21h.

Teatro
Dias 18 e 19 de outubro tem espetáculo teatral “O Encantamento do Boi”, com a o grupo Pirlimpimpim.
No Teatro das Bacabeiras, às 18:30h.