Heraldo Almeida

Mais 70 milhões para o cinema brasileiro


A Agência Nacional do Cinema (Ancine) anunciou nesta segunda-feira (31) a abertura das inscrições para a Chamada Pública Ancine – FSA número 01-2016 – Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais, que funciona na modalidade de fluxo contínuo, para parceria com governos de estados e prefeituras de capitais.

Com o edital, o Programa Brasil de Todas as Telas irá financiar de forma complementar, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, projetos audiovisuais independentes selecionados em editais promovidos por órgãos e entidades da administração pública estadual, do Distrito Federal e das capitais das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul e dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Esta é a terceira edição da Linha, que neste ano traz uma importante novidade. Projetos de capacitação passam a ser objetos financiáveis. Pelas novas regras, os proponentes podem inscrever propostas de capacitação, como cursos técnicos e profissionalizantes, destinados aos profissionais da região, a serem financiados pelos órgãos ou entidades locais e contabilizados para o cálculo da complementação pelo FSA. As ações de capacitação deverão ser realizadas, preferencialmente, pelo Sebrae, por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica e pelas unidades de ensino de Serviços Nacionais de Aprendizagem, como Senai, Senac, Senar e Senat, entre outras instituições públicas de ensino.

“Com a expansão do mercado audiovisual, abre-se um conjunto de oportunidades também no mercado de trabalho. E foi sob essa perspectiva que decidimos ampliar esta Linha para abarcar também projetos de capacitação profissional. Esse era um desejo também dos agentes do mercado e dos nossos parceiros nos governos estaduais e prefeituras das capitais. O fomento à atividade audiovisual passa pelo incremento da economia local e pela geração de empregos qualificados, diretos e indiretos”, explica o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.

Já os investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) serão mantidos especificamente na produção ou distribuição de filmes e séries de televisão.  Por meio desses editais conjuntos, a Ancine e os governos locais estimulam a nacionalização da produção audiovisual, viabilizando que obras audiovisuais sejam realizadas em todo o País. (www.cultura.gov.br).

Beneficente
Sábado, 5, tem show beneficente para contribuir com o músico, compositor e sambista “Espiga do Cavaco”, que está internado no Hospital Geral (Alberto Lima), vítima de câncer.
O show artístico vai acontecer na quadra da escola de samba Maracatu da Favela, na av: Pe. Júlio (St. Rita), às 12h.
Mais de 20 atrações estão confirmadas. Informações: 98112-3393 e 99153-3133. A realização é do Movimento Samba In Rio amazonas.

“Revoada das Cores”
Título da exposição coletiva de artes visuais, que vai acontecer no Garden Shoping, de 10 a 13 de novembro, e lançamento do site www.arteamazon.com.
São dez artistas: Augusto Leite, Maciste Costa, Luiz Porto, Ralfe Braga, Ivan Amanajás, Wagner Ribeiro, Floriano Lima, Manoel Fonseca, Luciana Macedo e Ronaldo Picanço. Entrada franca.

Artes plásticas
Exposição “Sinfonia das Artes”, acontecendo no Teatro das Bacabeiras, até 5 de novembro, a partir das 8 da noite.
O renomado artista plástico Ivan Amanajás está expondo 23 obras inéditas.

Lançamento
Cantora Patrícia Bastos lança seu novo CD “Batom Bacaba”, dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras, 21h.
 Esse projeto tem a assinatura da Natura Musical.

Projeto MPA
Na próxima sexta, 4 de dezembro, é a vez das cantora Nani Rodrigues e Loren Cavalcante (mãe e filha), fazerem show no Projeto da Música Popular do Amapá (MPA).
Convidados especiais: Amadeu Cavalcante, Cléverson Baía Nitay Santana e Grupo Tamborearte.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton silva – Centro, às 21h. Informações: 99111-0201 e 99187-7067.

“Cantando Marabaixo”
Nome do festival de Marabaixo que está agendado para acontecer em dezembro.
A realização é do Movimento Nação Marabaixeira, Carlos Pirú e outros coordenadores.

“Amapá”
Título do novo CD do cantor e compositor, Mauro Guilherme, que já está prontinho e logo será lançado.
É o 3º disco desse artista cantador paraense que adora o  lugar onde mora, Macapá. Parabéns.

Show
Dia 14 de novembro acontecerão dois shows na Choperia da Lagoa (Rodovia Duca Serra).
Banda Bee Gees Alive (cover-SP) e Quarteto Casanova, 22h. Informações: 98109-2101.