Heraldo Almeida

Mais três municípios integram ao SNC


Os municípios de Vassouras (RJ), Fortuna de Minas (MG) e Pindobaçu (BA) passaram a integrar, nesta semana, o Sistema Nacional de Cultura (SNC) – instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura adotado pelo Ministério da Cultura (MinC). Com as novas adesões, 2.539 municípios brasileiros estão no sistema, o que representa 45,58% do total. Em 2017, são 298 adesões ao SNC, que já abrange 162,9 milhões de habitantes.

A adesão ao SNC permite que estados e municípios aprimorem a gestão cultural, com a criação do órgão de gestão local, do conselho de política cultural, da conferência e do plano de cultura, além do sistema de financiamento. A assinatura do acordo de cooperação federativa entre o MinC e o ente federado, que se compromete a estruturar o seu sistema de cultura, marca a adesão ao sistema.

O Ministério da Cultura realiza oficinas para capacitação dos gestores e conselheiros municipais de cultura, para auxiliar nesse processo. Com isso, o MinC tem buscado oferecer aos municípios as condições técnicas apropriadas para a integração ao Sistema Nacional de Cultura. (www.cultura.gov.br).

 

  • Recomendo

Dias 22 e 23 de dezembro tem o show “Tanto que Aprendi de Amor”, da cantora e compositora Fátima Guedes com a cantora amapaense, Patrícia Bastos.
Uma mistura brasileira, em que apresentam um repertório que fala de várias formas de amor, da natureza, cidades e relacionamentos.
No Quitanda Café Bistrô, na esquina da Av: Feliciano Coelho com a rua Jovino Dinoá – Trem, às 22h.

 

  • Virada Cultural

A 2ª Virada Afro Cultural vai acontecer de 29 a 31 de dezembro, a partir das 17h, no Anfiteatro da Fortaleza de São José.
Música, gastronomia, artesanato, artes plásticas, moda, estética afro, seminários, curso de afro-empreendedorismo e produtos agrícolas.

 

  • Exposições

Acadêmicos, pesquisadores, professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio divulgaram trabalhos tecnológicos desenvolvidos no Amapá, nesta segunda-feira, 18, durante a “Vitrine da Ciência e Tecnologia no Meio do Mundo”. O evento foi promovido pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) em parceria com dez instituições estaduais, federais e particulares.

 

  • DVD

Sábado, 23, o cantor e compositor paraense, Silvan Galvão, vai lançar seu DVD no Youtube, com participação de vários grupos e mestres da cultura de todo o Pará.
É só clicar no bit.ly-SilvanCanal e assistir.

 

  • “Forasteiro”

Título do 1º disco (CD) do cantor e compositor, Ozy Rodrigues, já em processo de divulgação para o lançamento em breve.

 

  • Festival

Cantador da Amazônia, Nonato Santos, vai participar do 7º Festival de Música Popular Popular do Ipê Clube, de 26 a 28 de abril de 2018, em São Paulo.
A música selecionada é “Senhor de Marajé”, de autoria do artista. Boa sorte.

 

  • Esperança

Artistas de todos os segmentos culturais amapaenses, aguardam bons projetos para 2018, com valorização das obras feitas em casa.

 

  • O Canto da Amazônia”

Um programa 100% regional, com uma linguagem bem amazônica de valorizar a arte e a cultura da região norte brasileira (todos os segmentos).
De segunda à sexta, na Diário FM 90,9. Das 16h às 17:30h. Bom de ouvir.