Heraldo Almeida

Mestre Vieira: o criador da “Guitarrada”


A Guitarrada é um gênero musical paraense instrumental surgido da fusão do choro com carimbó, cúmbia e jovem guarda, entre outros. É também chamado de lambada instrumental. O seu criador é o Mestre Vieira. Neste estilo a guitarra elétrica é solista. Os principais representantes da atualidade são os grupos: Mestres da Guitarrada, Cravo Carbono e La pupuña.

Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira, nasceu em 29/10 de 1934, é um músico brasileiro, tem 20 discos solo gravados. A música “Lambada Jamaicana” (lançada em 82, vinil “Melô da Cabra”) é seu maior sucesso. Desde 2003 integra também o grupo Mestres da Guitarrada, tendo 2 cds lançados: Mestres da Guitarrada (2004, selo Funtelpa) e Música Magneta (2008, Selo Candeeiro Records). Em 2008 recebeu do Ministério da Cultura a medalha de Ordem ao Mérito Cultural pelo seu relevante serviço prestado à cultura brasileira.

É um gênero musical único no mundo. Criado por Mestre Vieira, natural de Barcarena, o ritmo musical surgiu em Belém (PA), a guitarra faz sempre o solo em ritmos como cúmbia, carimbó e merengue. A guitarrada tem como marco o lançamento do disco “Lambadas das Quebradas” (1978). A inovação do disco foi apresentar temas instrumentais para guitarra, sempre valorizando os ritmos amazônicos e caribenhos. Mestre Vieira, tem seu trabalho fortemente influenciado pelo choro e revelou-se virtuose ainda criança. Depois de ter tocado bandolim, banjo, cavaquinho, violão e instrumentos de sopro, ele só teve contato com a guitarra elétrica na década d e 70. Mestre Curica, também está ligado à tradição musical paraense. Ao lado de Verequete e Pinduca, é um dos importantes artistas que tocam carimbó. Ele foi o principal arranjador dos discos de Verequete e participou do primeiro registro de carimbó em disco, no ano de 1971. Curica também fabrica seus instrumentos e é considerado um dos responsáveis pela popular utilização do banjo nos arranjos de carimbó. Aldo Sena, conta que se apaixonou pela guitarrada quando ouviu o disco “Lambadas das Quebradas”, de Mestre Vieira. No mesmo ano, Aldo Sena já estava apresentando ao público o seu trabalho autoral, feito com a banda “O Popular de Igarapé Mirim”.

 

  • “Maniva”

Nome do novo grupo musical do Amapá lançado no ano passado (2017), que está preparando seu projeto e logo será apresentado ao público, com o lançamento de um single.
O Grupo Maniva é formado por artistas do Amapá, Guiana Francesa e Pará, destacando na rítmica o swing afro -caribenho. As informações vieram através do cantor, compositor, produtor, Finéias Neluty, que também é um dos integrantes desse movimento. Parabéns.

 

  • É hoje

Nesta quarta (5) a escola de samba Piratas Estilizados vai comemorar seus 45 anos de história com muito samba, na quadra do colégio Azevedo Costa (av: José Antônio Siqueira – Laguinho). Atrações: Direto do Rio de Janeiro Bakaninha da Beija Flor e a passista Luana Bandeira, de Macapá Carol Carvalho, baterias de Piratas da Batucada, Boêmios do Laguinho e Piratas Estilizados.

 

  • Sescanta

Sexta (7) tem a 15ª edição da Mostra de Música Sescanta Amapá com a gravação de um DVD , às 19h, no salão de eventos do Sesc Araxá (beira rio).
São 15 músicas que serão apresentadas para marcar mais um aniversário desse projeto musical. Entrada franca.

 

  • Agenda MPA

Na sexta (7) tem show de Val Milhomem e Joãozinho Gomes, no Norte das Águas, abrindo a agenda de dezembro do Projeto MPA (Música Popular Amapaense). O cantor e compositor, Cássio Pontes, é quem vai abrir o show, às 21h. No Complexo Marlindo Serrano – Araxá. Informações: 99110-0249 e 99154-7815.

 

  • Showzaço

Dia 27 de dezembro tem show imperdível da cantora paraense, Lucinha Bastos e do grupo de música instrumental amapaense, Amazon Music, no palco do Norte das Águas, a partir das 10 da noite.
Informações: 99193-8466.

 

  • Banzeiro

As oficinas e ensaios do Banzeiro do Brilho-de-Fogo estão acontecendo na Praça Floriano Peixoto – Centro, toda sexta e sábado, às 19h.

 

  • “Dançando Gafieira”

Título do projeto gratuito que a CIA. de Dança de Salão Passo a Passo vai realizar, na sexta (7), em edição especial.
Na sala de dança do colégio Coaracy Nunes – Centro, às 20h. Informações: 99185-4030.