Heraldo Almeida

Mestre Vieira: o criador da “Guitarrada”


A Guitarrada é um gênero musical paraense instrumental surgido da fusão do choro com carimbó, cúmbia e jovem guarda, entre outros. É também chamado de lambada instrumental. O seu criador é o Mestre Vieira. Neste estilo a guitarra elétrica é solista. Os principais representantes da atualidade são os grupos: Mestres da Guitarrada, Cravo Carbono e La pupuña.

Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira, nasceu em 29/10 de 1934, é um músico brasileiro, tem 20 discos solo gravados. A música “Lambada Jamaicana” (lançada em 82, vinil “Melô da Cabra”) é seu maior sucesso. Desde 2003 integra também o grupo Mestres da Guitarrada, tendo 2 cds lançados: Mestres da Guitarrada (2004, selo Funtelpa) e Música Magneta (2008, Selo Candeeiro Records). Em 2008 recebeu do Ministério da Cultura a medalha de Ordem ao Mérito Cultural pelo seu relevante serviço prestado à cultura brasileira.

É um gênero musical único no mundo. Criado por Mestre Vieira, natural de Barcarena, o ritmo musical surgiu em Belém (PA), a guitarra faz sempre o solo em ritmos como cúmbia, carimbó e merengue. A guitarrada tem como marco o lançamento do disco “Lambadas das Quebradas” (1978). A inovação do disco foi apresentar temas instrumentais para guitarra, sempre valorizando os ritmos amazônicos e caribenhos. Mestre Vieira, tem seu trabalho fortemente influenciado pelo choro e revelou-se virtuose ainda criança. Depois de ter tocado bandolim, banjo, cavaquinho, violão e instrumentos de sopro, ele só teve contato com a guitarra elétrica na década de 70.

Mestre Curica, também está ligado à tradição musical paraense. Ao lado de Verequete e Pinduca, é um dos importantes artistas que tocam carimbó. Ele foi o principal arranjador dos discos de Verequete e participou do primeiro registro de carimbó em disco, no ano de 1971. Curica também fabrica seus instrumentos e é considerado um dos responsáveis pela popular utilização do banjo nos arranjos de carimbó.

Aldo Sena, conta que se apaixonou pela guitarrada quando ouviu o disco “Lambadas das Quebradas”, de Mestre Vieira. No mesmo ano, Aldo Sena já estava apresentando ao público o seu trabalho autoral, feito com a banda “O Popular de Igarapé Mirim”.

Contrassenso
Tem uma programação agendada para acontecer no Museu da Fortaleza de São José de Macapá, de 29 de julho a 6 de agosto. A “Semana da Cultura Country”.
Aquele patrimônio não é para realizar esse estilo de evento, pois fere o seu propósito. Referência da memória cultural do Amapá, o maior patrimônio cultural do povo tucuju, eleito uma das 7 maravilhas do Brasil, tombado pelo Iphan.
Com a palavra os responsáveis pela liberação e autorização do espaço para o evento. O parque de exposições de Fazendinha é mais adequado para acontecer essa programação.

Caricaturas
Exposição J. Márcio e Amigos Caricaturas, acontecendo na Praça Veiga Cabral, Galeria Trokkal– Centro, até 30 de julho.
A partir das 10h.

Agenda
Nesta sexta, 22, a cantora Deize Pinheiro vai soltar a voz cantando o melhor da Música Popular Brasileira (MPB), num repertório pra lá de especial.
No Chocolate com Tapioca. Esquina da Rua Santos Dumont com a Av: Almirante Barroso – Santa Rita. 20h.

“Na Feira”
Título da nova música de Paulinho Bastos, lançada na quarta, 20, no programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 909).
O artista anunciou que logo irá gravar seu primeiro CD com suas bela autorias.

Lançamento
Novo CD da cantora amapaense Patricia Bastos, “Batom Bacaba” já tem data de lançamento em Macapá. Dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras.
Dia 29 de setembro – Rio de Janeiro (Solar do Botafogo), dia 2 de outubro – Campinas, São Paulo (Concha Acústica do Parque Taquaral) e dia 6 no Centro Cultural Rio Verde, capital.

Amapá Jazz
A 8ª edição do Amapá Jazz Festival já tem data definida para acontecer. Dias 20, 21 e 22 de outubro no Norte das Águas – Complexo Marlindo Serrano (Araxá), em Macapá – AP.
É o maior festival de música instrumental da Amazônia. Produção de Finéias Nelluty.

Caricaturas
Exposição J. Márcio e Amigos Caricaturas, acontecendo na Praça Veiga Cabral, Galeria Trokkal– Centro, até 30 de julho.
A partir das 10h.

Show
Dia 29 de setembro tem show com Fafá de Belém e o Padre Fábio de Melo, no Ceta Ecotel, em Macapá.