Heraldo Almeida

Ministério da Cidadania contrata consultor em patrimônio cultural


O Ministério da Cidadania, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), vai contratar um consultor especializado em políticas de preservação e gestão do patrimônio cultural de natureza material. O profissional selecionado irá apoiar Grupo de Trabalho responsável por avaliar imóveis e bens patrimoniais sob a gestão da Pasta e de suas instituições vinculadas, entre eles museus e bibliotecas.

Podem participar da seleção profissionais com nível superior nas áreas de Ciências Humanas ou Sociais, Ciências Exatas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e com pós-graduação lato ou strictu sensu nas mesmas áreas. É necessário ter experiência profissional comprovada com documentação pertinente de, no mínimo, cinco anos em temas relacionados à gestão de riscos e em pesquisa (coleta, tabulação análise de dados). Conhecimento sobre políticas de preservação e gestão do patrimônio cultural material é desejável.

Os interessados deverão enviar o CV até o dia 01/04/2019 no e-mail coopi@cultura.gov.br; em modelo de Currículo Lattes, em formato PDF, disponível para preenchimento no endereço eletrônico: http://lattes.cnpq.br, indicando o número do edital (PROJETO 914BRZ4013) e o nome do perfil em que se candidata no envelope, se por correio, e no e-mail se por meio eletrônico. Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital.

É vedada a contratação de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas.

 

  • Troféu Imprensa Amapá

A coordenação do Prêmio Amapá em Destaque confirmou para o dia 3 de maio a segunda edição do Troféu Imprensa Amapá, que vai homenagear os melhores profissionais e as melhores empresas do jornalismo impresso, radiofônico, televisivo e virtual além do mercado publicitário.
Tradicionalmente a homenagem ocorria em 7 de dezembro, junto com os demais homenageados com o Troféu Tucuju de Ouro, a maior premiação da Amazônia e que já ultrapassou duas décadas. Mas desde a edição de 2017, o publicitário Venilton Santos resolveu realizar um evento apenas para a imprensa.

 

  • Parlamento Jovem Brasileiro

As inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa da Câmara dos Deputados que simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares.
Podem participar estudantes de 16 a 22 anos, do Ensino Médio ou Técnico de escolas públicas e privadas de todo Brasil.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 31 de maio, exclusivamente no link https://escolavirtualdecidadania.camara.leg.br/pjb/2019/formulario_inscricao.php.

 

  • Vacinas

O Governo do Amapá finalizou na manhã de sexta-feira, 29, na Unidade de Imunobiológicos da Vigilância em Saúde do Estado, o armazenamento de 92.690 doses da vacina trivalente, que serão distribuídas aos 16 municípios para a realização da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza.

 

  • Livro

54 espécies de peixes encontrados na zona costeira do parque Nacional do Cabo Orange agora estão catalogadas com informações científicas, descrição, hábitos e status de conservação inseridas em um livro lançadono auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
O livro “Peixes da Zona Costeira do Parque Nacional do Cabo Orange, Estuário Amazônico, Amapá, Brasil”, é fruto de um trabalho desenvolvido por uma oceanógrafa da Agência de Pesca do Amapá (Pescap), de professores do curso de engenharia de pesca da Ueap e de acadêmicos, que durante dois anos, fizeram o levantamento e estudo das espécies catalogadas na publicação.

 

  • Peças artesanais

A votação que vai escolher as melhores peças artesanais do Amapá em 2019 iniciou nesta sexta-feira, 29, terminou no sábado, 30, na Casa do Artesão. O resultado final será conhecido no domingo, 31. Foram inscritas 14 peças produzidas por artistas de Macapá, Mazagão, Laranjal do Jari e Oiapoque. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) é a responsável pela realização do evento.