Heraldo Almeida

Mudando a tradição histórica cultural


Com a chegada da modernidade parece que tudo o que foi construído antes não é o suficiente para a atual geração, que sempre acha que tem que mudar ou construir alguma coisa da moda e, com isso, dando fim à memória da tradição histórica.

Com isso, quero me reportar às músicas que estão sendo tocadas e cantadas no carnaval, que não foram iniciadas hoje, mas sim no século próximo passado.

No carnaval de antigamente (e a nova geração odeia esse termo) o país delirava quando ouvia nos grandes bailes de salão as famosas marchinhas como: “Se você fosse sincera…” de Mário Lago, “Ó abre alas que eu quero passar…” de Chiquinha Gonzaga, e muito outros sucessos.

Sem nenhum problema com as observações críticas que recebo em defender a nossa história, mas a grande mídia querer nos obrigar a aceitar, dizendo que outros estilos e ritmos são também carnaval por causa da modernidade e que a juventude precisa “do novo”, é querer estuprar a tradição e o meu conhecimento, mesmo que minúsculo, do carnaval que o meu país me ensinou a amar e a adorar.

Não sou um conservador inveterado, mas com tais apelações, que considero, não posso aceitar calado que essa avalanche de modernidade chegue e ocupe o lugar de quem já estava, há muito tempo, nos acalentando e nos fazendo sonhar com o próximo ano e tomando um porre de felicidade no país do carnaval. Que seja bem vinda a novidade, mas que se respeite o gigante legado cultural, construído para viajar nos tempos.

 

  • Ciclo

Grupos tradicionais de marabaixo já se organizando para o Ciclo do Marabaixo 2019, de 21 de abril a 2 de junho, no Laguinho e Favela. Aguardem.

 

  • Eleição

O nome do presidente de Piratas Estilizados, Diego Armando, aparece como mais cotado pra assumir a Liga das Escolas de Samba (Liesap).
Eleição será em junho, segundo o estatuto.

 

  • Corrida

A 3ª Corrida Para a Fé está marcada para acontecer dia 5 de maio, com largada, 6h, da frente do Santuário de Fátima – Santa Rita.
Inscrições a partir desta quarta (20) pelo site: www.centraldacorrida.com.br.

 

  • Ensaio

Quadrilha Simpatia da Juventude já está ensaiando para a quadra 2019, na sede de Boêmios do Laguinho, de segunda à sexta, 21h.
Na av: General Osório entre as ruas Eliezer Levy e General Rondom. “Vem dançar na Simpatia”.

 

  • Talento

A jovem cantora amapaense, Sabrina Zahara, é um talento promissor da nova geração da música amapaense.
Já participou de shows, festivais e logo estará gravando seu primeiro disco. Boa sorte.

 

  • “ Teu Caneco”

Cantor e compositor, Nivito Guedes, criou o “Bloco Teu Caneco” pra brincar o carnaval e está reunindo muitos seguidores. Tudo é carnaval.

 

  • Festival

Dia 3 de março vai acontecer o Festival de Samba Enredo Inesquecíveis das escolas de samba do Amapá.
Em frente ao colégio Azevedo Costa (av: José Antônio Siqueira) – Laguinho, a partir das 21h.
Oito escolas confirmadas: Boêmios do Laguinho, Piratas Estilizados, Maracatu da Favela, Império do Povo, Embaixada de Samba, Emissários da Cegonha, Império da Zona Norte e Império Solidariedade.