Heraldo Almeida

Mudando a tradição histórica cultural


Com a chegada da modernidade, parece que tudo o que foi construído antes, não é o suficiente para a atual geração que sempre acha que tem que mudar ou construir alguma coisa da moda e, com isso, dando fim à memória da tradição histórica.

Com isso, quero me reportar às músicas que estão sendo tocadas e cantadas no carnaval, que não foram iniciadas hoje, mas sim no século próximo passado.

No carnaval de antigamente (e a nova geração odeia esse termo) o país delirava quando ouvia nos grandes bailes de salão as famosas marchinhas como: “Se você fosse sincera…” de Mário Lago, “Ó abre alas que eu quero passar…” de Chiquinha Gonzaga, e muito outros sucessos.

Sem nenhum problema com as observações críticas que recebo em defender a nossa história, mas a grande mídia querer nos obrigar a aceitar, dizendo que outros estilos e ritmos são também carnaval por causa da modernidade e que a juventude precisa “do novo”, é querer estuprar a tradição e o meu conhecimento, mesmo que minúsculo, do carnaval que o meu país me ensinou a amar e a adorar.

Não sou um conservador inveterado, mas com tais apelações, que considero, não posso aceitar calado que essa avalanche de modernidade chegue e ocupe o lugar de quem já estava, há muito tempo, nos acalentando e nos fazendo sonhar com o próximo ano e tomando um porre de felicidade no país do carnaval. Que seja bem vinda a novidade, mas que se respeite o gigante legado cultural, construído para viajar nos tempos.

 

Homenagem
Moradores da rua Henrique Galúcio (Centro) criaram o Bloco Carnavalesco Tio Ilan, em homenagem ao cantor, compositor e poeta, Ilan do Laguinho.
A brincadeira está agendada para o dia 26 de fevereiro, a partir das 16h. Informações: 98157-3210.

Imperdível
Cantores e compositores, Enrico Di Micele e Pedrinho Callado, tem show marcado para acontecer dia 10 de março.
Artistas convidados: Zé Miguel, Brenda Melo e Marcão Franco. No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 99913-1818 e 99903-6440.

Gravando
Poetinha Osmar Júnior está em estúdio gravando seu próximo disco, e já avisou: “vem coisa nova na parada”.

“A Caboca”
Nome da cachaça de gengibirra, criada pela amiga Laura do Marabaixo. Ela que já assina sua marca na em outras obras, agora lacra nessa nova modalidade.
Aí é pavulagem.

Susto
Cantor e compositor, Nilson Chaves, sofreu um infarto no início da semana, mas foi rapidamente medicado e passa bem.
Está internado no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém (PA). Boa recuperação a esse artista, considerado o maior divulgador da música amazônica no Brasil.

Registro
Há anos que pintou a ideia de escrever um livro com a biografia da música regional amapaense, essa com linguagem amazônica de cantar nossas coisas, mas não dei muito pra mim.
Com chegada do programa “O Canto da Amazônia”, na Diário FM, há 6 anos, de segunda à sexta, 16h, está mais presente a cobrança. Agora acho que agora vai rolar.

Futebol
São Paulo (tricolor da zona norte) vai comemorar aniversário jogando, dia 8 de março, jogando um amistoso com o Paysandu, de Belém (PA).
Às 20h, no estádio Zerão. Vamos lá.

Showzaço
Dia 8 de abril tem show do consagrado cantor e compositor, João Bosco, em Macapá.
Na Choperia da Lagoa. Informações: (96) 98137-3130 e 99142-2061.