Heraldo Almeida

Música 4 de Fevereiro homenageia Macapá


Os compositores Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes homenageiam os 259 anos da cidade de Macapá, em 4 de fevereiro (sábado), com a música “4 de Fevereiro”.

No teu aniversário quis te dar um presente, mas faltou numerário. Fiquei descontente. Quis te dar um rosário feito de tua semente e um confessionário pra ouvires tua gente.

No teu aniversário eu chorei pra diacho, sobre o teu calendário cujo a foto é um riacho. Que com o choro diário de olhos tão lassos, vazou do calendário escorreu mar abaixo.

Pus os pés no teu chão e pisei mundo inteiro, eu e meu violão, é! Pra que dinheiro. Com a tua proteção, José Marceneiro, chama-se essa canção 4 de fevereiro.

No teu aniversário eu baixei o meu facho, quase que solitário, meio que cabisbaixo, mas teu rio solidário me disse “ô macho, pra quê numerário, dê-lhe um Marabaixo”.

 

É hoje
Show “Eu Sou Daqui” de Amadeu Cavalcante e Brenda Melo, pra comemorar os 259 anos de Macapá (sábado 4).
Artistas convidados: Zé Miguel, Nani Rodrigues, Rambolde Campos e Banda Placa.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, 22h. Informações: 99126-6262.

“Cultura e Fé”
Revista catálogo “Povo de Cultura e Fé”, do jornalista Gabriel Penha, recebeu patrocínio do Ministério da Cultura, selecionada pelo edital Rumos Itaú Cultural.
É uma exposição fotográfica itinerante e livro-catálogo das festas religiosas, tradicionais e culturais da comunidade de Mazagão Velho. Parabéns.

Agenda
Nesta sexta, 3, tem projeto samba no Mercado Central, com o grupo Pagodelas e convidados, das 20h às 22h.
Como parte da programação de aniversário de 259 anos de Macapá (sábado 4).

Concluindo
Carlos Matias, secretário de cultura, informa que o trabalho de reorganização da secult está em fase de conclusão.
A previsão é de que até o final de fevereiro seja concluído. “Vamos entregar a secretaria “redondinha” para continuar seu trabalho sem pendências”, concluiu.

6 anos
Dia 14 de março o programa “O Canto da Amazônia” vai completar 6 anos no ar, na Diário FM 90,9. Vai ar ao de segunda à sexta, às 16h
É o porta voz do artista amapaense que tem a arte regional no fazer, com uma linguagem bem amazônica de defender o que é nosso.

Show
Cantora amapaense Taty Taylor e a consagrada artista nacional Gretchen vão inaugurar a casa de shows “Holiday”, em Macapá, dia 3 de março.
Na esquina da av: Mendonça Furtado com a rua Odilardo Silva – Centro. Informações: 99189-8067.

Destaque
Nos 259 anos de Macapá destacamos Lolito do Bandolim, um músico amapaense apaixonado pela sua cidade. Ele toca Chorinho.
Merece o destaque e o registro da coluna.

Carnaval
É grande a movimentação de blocos carnavalescos, escolas de samba, A Banda e outras instituições para o carnaval.
O clima é de festa e a comunidade participa.