Heraldo Almeida

Nada para os artistas


Faltando 17 dias para as eleições municipais, percebemos que pouca ou quase nenhuma proposta foi citada para os segmentos artísticos culturais, principalmente pelos candidatos da majoritária. Será que eles não têm propostas em seus programas, ou realmente ignoram e não reconhecem a política cultural como ferramenta de inclusão social, através da arte que se produz?

É simplesmente lamentável o descaso de quem se propõe a administrar uma cidade (município) e não vê a arte como uma bandeira de luta saudável, que anda ladeada com a educação de um povo.

Quando o artista enxerga em algumas ações, já realizadas, que ele e seu trabalho foram valorizados, imediatamente vemos nessas ações o verdadeiro compromisso de quem tem identidade e respeito com a cultura de seu estado, de seu município e de sua cidade. É fácil enxergar quando o feito faz parte de sua própria história, pois as atitudes estão próximas e dentro da educação cultural de quem teve a iniciativa de decidir e realizar. Pois as decisões são tomadas baseadas na sua natureza artística e essas não são forjadas, mas sim de identidade e convivência com a cultura de seu povo.

Percebemos também, que alguns candidatos não possuem o mínimo de identificação com a cultura artística do lugar em que vivem, mas faz questão de afirmar: “se eleitor for, construirei inúmeros projetos que beneficiem a cultura artística de minha linda cidade…”. Tudo pelo voto.

Engana-se quem pensa que a cultura artística não tem que estar presente em cada um de nós, e que, além disso, precisa vibrar dentro da gestão fazendo parte do plano de ação de qualquer administração pública, como política de educação cultural. Pensem nisso, candidatos, os artistas estão atentos.

‘Pequeno Segredo’
Título do filme brasileiro indicado ao Oscar 2017 e que tem trilha sonora composta por artista paraense.
Maestro Manoel Cordeiro é autor da música ‘Asfalto Amarelo’ (instrumental), que dá vida ao filme. Parabéns.

Agenda 
Na sexta, 16, a pedida é ouvir Amadeu Cavalcante e convidados no Projeto MPA (Música Popular Amapaense), às 21h.
Com Loren Cavalcante, Mayara Braga, Helder Brandão e Beto Oscar. Esquina da avenida Procópio Rola com rua Hamilton Silva – Centro. Informações: 99126-6262.

Cantoria
Sábado, 17, haverá show do
cantor e compositor Nivito Guedes, no Bar Brasileirinho (em Santana), a partir das 21h.
Esquina da rua Ubaldo Figueira com avenida Maria Colares – Centro.

‘Loba boba’
Título da música de Joãozinho Gomes e Zeca Baleiro, que está no novo CD da cantora Patrícia Bastos, ‘Batom Bacaba’.
Natura Musical, patrocinadora do projeto, divulgou em seu site (www.naturamusical.com.br) a música como o primeiro single do disco da artista.

‘Batom Bacaba’
Novo CD da cantora amapaense Patrícia Bastos, ‘Batom Bacaba’, já tem data de lançamento em Macapá. Dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras.
Dia 29 de setembro – Rio de Janeiro (Solar do Botafogo), dia 2 de outubro – Campinas, São Paulo (Concha Acústica do Parque Taquaral) e dia 6 no Centro Cultural Rio Verde, capital.

Show
Dia 29 de setembro acontecerá show com Fafá de Belém e Padre Fábio de Melo, no Ceta Ecotel. Aguardem.

‘Meu Canto’
Nome da nova música do cantor e compositor Nathal Villar, que está selecionada para seu próximo CD.

Projeto MPA
É um movimento que integra artistas da música produzida no Amapá, que canta a nossa cultura artística com linguagem amazônica.