Heraldo Almeida

Natal


 

Eu amo você terra minha amada

Minha oca meu iglu, minha casa

Eu amo você pérola azulada conta

No colar de Deus, pendurada

Zé Miguel/Joãozinho Gomes

 

 

É Hoje

Show de Lia Sophia “Voz e Cordas”, nesta sexta, 23, no Vitruviano, às 22h. Um presente de natal.

Av: Machado de Assis, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado (atrás da Assembleia Legislativa. Informações: 98122-4919. (mesas limitadas).

 

Presentão

Dia 30 de dezembro tem agenda musical com o show “As Meninas da Amazônia” (Brenda Melo, Lucinhas Bastos e Juliele).

No bar “O Barril”, esquina da AV: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98137-3130 e 99113-9341.

 

Natal

Nesta sexta, 23, às 16h, o Projeto MPA em parceria com a Amcap realiza ação natalina com as crianças do chamado “bairro da Piçarreira”. Entrega de brinquedos e brincadeiras com as crianças.

Na av: Professor Tostes esquina com a rua José Tupinambá (antiga Nações Unidas). Sede da Associação.

 

Habilitados

Minc anuncia habilitados nos Editais do programa IberCultura Viva 2016.

A relação definitiva dos contemplados, que passarão pela a etapa de avaliação, você confere no portal www.cultura.gov.br.

 

Abandono

Município de Serra do Navio, que já foi vitrine de organização e grandeza, vive dias agonizando por nova vida.

Algo precisa ser feito para tirar aquela cidade do abandono. Quem se habilita?

 

Internacional

Cantora amapaense Taty Taylor, de malas prontas para fazer seu primeiro show em Zurich (Suiça).

Viagem agendada para o dia 27 (terça). Na bagagem, as músicas suas músicas autorais e interpretações consagradas do universo brasileiro e internacional.

 

Samba

Dia 2 de janeiro tem festa pra comemorar os 63 anos da maior do samba do norte brasileiro. Boêmios do Laguinho.

Na sede da Universidade. Av: Gal. Osório entre as ruas Gal. Rondon e Eliezer Levy, a partir das 20h.

 

Natal

Já antecipando um feliz natal a todos os artistas parceiros do programa “O Canto da Amazônia”, da Diário FM 90,9.

De segunda à sexta, às 16h. Ele toca a música feita em casa, com uma linguagem bem amazônica de cantar e valorizar o que é nosso.

 

 

Organização – Necessária

A importância da Lei de incentivo à cultura

 

O desmantelo praticado pelo governo anterior em diversas áreas, com uma sucessão de escândalos de corrupção e desvios, só fez agravar na sociedade brasileira o sentimento de descrença generalizada em relação à administração dos recursos públicos. Como resultado de tamanho descrédito, até mesmo algumas boas instituições existentes há muito tempo passaram a ser duramente criticadas por parcela significativa da opinião pública. É o caso, por exemplo, da Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, a Lei Rouanet, uma importante iniciativa para fomentar a atividade cultural no país.

Ao contrário do que muitos brasileiros imaginam, a lei de incentivo à cultura é um avanço que deve ser preservado. É evidente que vários ajustes são necessários para que se corrijam distorções, mas a legislação tem uma importância inquestionável. Nesse curto período à frente do Ministério da Cultura, constatamos que os mecanismos de fiscalização e controle em relação aos projetos viabilizados pela lei estão desatualizados e precisam ser aperfeiçoados com urgência. É exatamente a partir de tal deficiência que surgem os maiores problemas envolvendo irregularidades ou desvios de finalidade dos mais variados tipos. Entretanto, é possível corrigir os rumos sem acabar com a Lei Rouanet, o que só prejudicaria a cultura brasileira.

Há algumas semanas, o Ministério da Cultura divulgou uma lista com 96 projetos realizados via Lei Rouanet que tiveram suas prestações de contas aprovadas e outros 31 reprovados. Esse último grupo terá de devolver aos cofres públicos, por meio de um depósito na conta do Fundo Nacional da Cultura (FNC), mais de R$ 4,7 milhões, o que corresponde ao valor total reprovado acrescido da atualização pelos índices da caderneta de poupança. Entre os motivos para a reprovação, estão o descumprimento do objeto ou do objetivo do projeto, omissão na prestação de contas, falha na análise financeira, entre outros. (www.cultura.gov.br)