Heraldo Almeida

Nivito Guedes: “Eu Tô em Macapá”


Nascido às margens do gigante rio Amazonas, o macapaense da gema, Hernani Vitor Carrera Guedes, artisticamente conhecido como Nivito Guedes, é cantor, compositor e violinista com um estilo musical diferenciado no modelo de cantar e tocar o violão, que para quem ouve pensa que tem outro instrumento lhe acompanhando.

Nivito possui um swing e estilo amazônico que retratam uma diversidade de gêneros musicais que abarca desde características rítmicas (indígena), Marabaixo, Batuque, Zimba, o Carimbó(PA), Merengue e outros locais(regionais) do estado tucuju. Essas diversidades extrapolam a fronteira do extremo norte Brasil-Guiana, pela forte influência do swing caribenho, e chegam ao estilo romântico. Mais especificamente, nesta diversidade, dentre as composições de Nivito Guedes encontramos a música regional em si, reggae, pop-rock, xotes, baladas românticas, etc.

Nivito Guedes gravou três CD’s com composições próprias e com outros parceiros, o primeiro foi Todas as Luas, o segundo Tô em Macapá e o terceiro foi uma coletânea com canções defendidas em festivais no Amapá e fora do estado. Suas composições, sempre marcadas pela irreverência rítmica de suas melodias, na qual mistura a cultura Amazônica ( Marabaixo, Batuque – folclore Amapaense) com estilos e gêneros da música brasileira, e uma forte influência do swing caribenho, o diferenciam e caracterizam um estilo próprio e único criado por esse artista para cantar a nossa música popular brasileira. Ele está preparando seu próximo projeto musical.

 

  • Marcador

Naldinho Fera é o novo marcador da quadrilha junina Simpatia da Juventude, que esse ano vai apresentar o tema: O Sonho Realizado. Parabéns.

 

  • Instrumental

Hoje é dia do projeto Quinta do Jazz, no Norte das Águas, a partir das 21h, com o Quarteto Amazon Music e convidados.
No Complexo Marlindo Serrano – Araxá.

 

  • Samba

Domingo (27) tem o projeto Pagode do Panamá, a partir das 18h, na casa de shows Macapá Eventos (Trav. Julião Ramos – Jesus de Nazaré).
Atrações: Vitinho Oliveira, Zeca Mazagão, grupo Sensação do Samba, Catatau e grupo Som do Bem. Informações: 99121-8977.

 

  • Carnaval de salão

Dia 9 de fevereiro a casa de shows Panamá Eventos vai realizar o seu 1º Baile de Carnaval de Salão, a partir das 22h. (Trav. Julião Ramos – Jesus de Nazaré).
Quem vai animar a festa é a Banda Pó de Mico. Informações: 99146-9931.

 

  • Banzeiro

Sexta (250 e sábado (26) tem ensaios do projeto de cultura popular Banzeiro do Brilho-de-Fogo, na Praça Floriano Peixoto, às 19h.
Preparação para o Cortejo de aniversário dos 261 anos da cidade de Macapá dia 4 de fevereiro.

 

  • “Cantando Macapá”

Nome do show musical que vai acontecer, dia 8 de fevereiro, no Museu Sacaca, em homenagem aos 261 anos da cidade de Macapá.
A partir das 18h. Entrada franca.

 

  • Portugal

Cantor e compositor amapaense Cley Lunna, de viagem marcada para Portugal, dia 17 de fevereiro.
O artista vai morar em Lisboa durante dois anos e produzir muitos shows por lá. Boa viagem.