Heraldo Almeida

O Dia Mundial do Livro


Nesse dia 23 de Abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, a data criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) visa encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres pela leitura e conhecerem a enorme contribuição dos autores através dos séculos.

A Unesco instituiu a comemoração no ano de 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral. O dia 23 de Abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de La Vega.

Como foi citado, os livros são verdadeiros companheiros, desde a infância até a fase adulta e, claro, agregam infinitamente. Mas o que você faria se os livros fossem terminantemente proibidos? Ao longo da história da humanidade, é possível identificar alguns períodos onde as obras literárias foram perseguidas e proibidas como, por exemplo, na Alemanha Nazista e na Ditadura Militar Brasileira. Poderia isso acontecer novamente?

A obra “O Silêncio dos Livros”, escrita pelo Doutor em Ciências Jurídicas, promotor e fotógrafo Fausto Luciano Panicacci, narra a história de um tempo futuro onde os livros são considerados “antidemocráticos”, e tê-los é considerado crime em diversos países!

Nesse novo cenário, não há espaço para leitores e muito menos escritores. Aqui, o leitor acompanha a chegada do misterioso Santiago Pena à Vila Nova de Gaia, em Portugal, onde conhecerá Alice, uma garota desprezada pelos pais. Sonhadora e apaixonada por histórias, a menina fica obcecada por um caderno de anotações que Santiago carrega e acidentalmente deixa cair. Curiosa, a garota passa e ficar mais e mais interessada pelas anotações do rapaz. (Fernanda Baruffaldi – LC – Agência de Comunicação).

 

  • Salve Jorge

Nesta terça (23), tem marabaixo pra festejar o dia de São Jorge guerreiro, na casa da Tia Geralda.
Na esquina da av: José Tupinambá com a rua São José – Laguinho, a partir das 6h.

 

  • Desmembrar

Na quinta (18), durante assinatura do termo de compromisso com o Ciclo do Marabaixo, governador Waldez Góes anunciou que vai encaminhar projeto à Assembleia Legislativa pedindo o desmembramento do Marabaixo da cadeira da Cultura Popular, no Conselho de Cultura.
Portanto, o Marabaixo terá uma cadeira própria no Conselho Estadual de Cultura, hoje, ocupando lugar com: carnaval, quadra junina e matriz africana.

 

  • Pintura

Exposição “Alberto Alcolumbre”, no aeroporto de Macapá, com belas obras do artista plástico, Wagner Ribeiro, retratando a beleza regional do Amapá. Visite.

 

  • Eleição

Sexta (26), das 10h às 17h, está marcada a eleição na Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, para eleger o novo presidente da agremiação.
Dois candidatos na disputa: Zezé Gemaque e Jocildo Lemos. A eleição será na sede da escola (av: Gal. Osório – Laguinho).

 

  • Marabaixo

Agenda do Ciclo do Marabaixo iniciou, no final de semana, com participação maciça das comunidades, no laguinho, Favela e Campina Grande.
Próximas datas, no sábado (27), em Campina Grande (oficina de confecção de caixa de marabaixo, 8h) e domingo (28), na Praça do Congós (grupo da Tia Dica Congó, 17h).

 

  • Venda

Livro LUZ, que conta a história dos 36 anos da Banda Placa, está sendo vendido na Banca do Dorimar (esquina da av: Pres. Vargas com a rua Cândido Mendes – Centro) e na Sorveteria Jesus de Nazaré (esquina da rua Leopoldo Machado com a av: Mãe Luzia – Laguinho). R$ 80,00 (preço).

 

  • Teatro

De 25 a 27 de abril, tem o Festival Curta Teatro, denominado de “Valeu Bibi”, em homenagem a atriz Bibi Ferreira.
No Teatro das Bacabeiras (rua Cândido Mendes – Centro), às 19h. a realização é da Cia. de Teatro Oi Noiz Aki.