Heraldo Almeida

O mestre violonista Nonato Leal


Raimundo Nonato Barros Leal (Nonato Leal). No dia 23 de julho 192, nasceu na cidade da Vigia (PA). O professor, músico e compositor Nonato Leal aos 8 anos de idade inicia com seu pai sua vida musical. Com 10 anos se apresentava ao público pela primeira vez tocando violino. Aos 13 anos começa a tocar banjo e aos 15, bandolim, violão tenor e viola. Aos 18 anos inicia o aprendizado de violão. Com 19 anos, compõe a primeira música chamada “Tauaparanassu”.

Foi para Belém aos 20 anos onde tomou parte do Cast. Artístico da PRC-5 Rádio Clube do Pará. Em 1945 se apresenta na radio nacional – RJ no programa Papel Carbono (Renato Murce) e tira nota 10, imitando o violonista Dilermano Reis com a música “Se Ela Perguntar”. Em 1950, ingressa na rádio Marajoara (PA) e excursiona pelo interior do Pará com os músicos e cantores do Cast. da emissora.

Em fevereiro de 1952, chega a Macapá (onde reside até hoje) a convite do seu irmão Oleno Leal, onde é convidado a fazer parte da rádio Difusora de Macapá. Em 1953 conhece Paracy Jucá Leite, com quem se casa, em 1954. Tocou com artistas renomados como Ângela Maria, Nelson Gonçalves, Waldick Soriano, Carmem Costa, Carlos Galhardo, João do Valle, Luiz Gonzaga, Arnaldo Rayol, Agnaldo Rayol. Também com o Trio Muiraquitã, Sebastião Tapajós, Nilson Chaves, Walter Bandeira, Lucinha Bastos, entre outros.

Excursionou pelo interior do Amapá sob o patrocínio do governo estadual. Participou da Semana de Arte Amapaense em 1981 e 1984. Em 1958 fez vários programas nas Rádio Dragão do Mar, Verdes Mares e Uirapuru, no estado do Ceará. Compôs vários sambas- enredo para diversas escolas de samba do Amapá. Em 1982 e 1983 participou dos recitais de violão da Rede Nacional da Música (Funarte). Em 1987 participou também do recital didático Villa-Lobos, curso de violão do Sesc. Foi professor de violão na escola “Walquiria Lima” de 1970 a 1988.

O músico lançou 2 CD’s, sob a direção de Manoel Cordeiro, chamados de “Lamento Beduino” e “Coração Popular”. Atualmente tem um programa de televisão chamado “De Pai Pra Filho”, com o seu filho Venilton Leal, com quem, também lançou um CD. Todos com estilo instrumental.

 

  • Agenda

Sexta (14) tem agenda musical no palco do Norte das Águas, com o show do paraense Marcelo Sirotheu cantando Chico Buarque, a partir das 10 da noite.
Além do lançamento do livro “Pelo Menos Poema”, do poeta Jorge Andrade. No Araxá – Complexo Marlindo Serrano, na Orla. Informações: 98121-6999 e 98137-3130.

 

  • Projeto MPA

Lançamento da temporada 2018, dia 21 de setembro no Norte das Águas, a partir das 9 da noite. Complexo Marlindo Serrano – Araxá (orla). São 22 artistas cantando nossa aldeia: Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior, Zé Miguel, Val Milhomem, João Amorim, Brenda Melo, Beto Oscar, Nivito Guedes, Banda Negro de Nós, Enrico Di Miceli, Helder Brandão, Loren Cavalcante, Branda Afro Brasil, Roni Moraes, Cléverson Baia, Nani Rodrigues, Mayara Braga, Nonato Santos, Rambolde Campos, Finéias Neluty, Paulinho Bastos e Joãozinho Gomes. Imperdível.

 

  • “Tecnoagro”

Projeto de tecnologia de negócios que vai acontecer ainda este ano no Parque de exposições de Fazendinha. A ideia é contemplar outros serviços de temas diferentes. A realização é do governo do estado.

 

  • Blog

Programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9) agora tem uma página na internet, www.ocantodaamazonia.blogspot.com. Visite.

 

  • “Blog do Heraldo”

Página de cultura dentro do portal www.diariodoamapa.com.br (blogs e colunas) com informações e agendas artísticas culturais.

 

  • Atentos

Artistas de todos os segmentos devem ficar atentos aos discursos dos candidatos, se estão sendo contemplando nos projetos. É necessário.

 

  • Oscar

O filme “O Grande Circo Místico” é o indicado para concorrera a vaga no Oscar 2019. O projeto de Cacá Diegues é o longa-metragem brasileiro que está entre os cinco indicados ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
O evento está agendado para o dia 24 de fevereiro (20190, em Los Angeles (EUA).