Heraldo Almeida

O que é música instrumental


A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como “Taiane”, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou “The Great Gig in the Sky”, da banda inglesa de rock progressivo< span class=”apple-converted-space”> Pink Floyd, a voz é usada como instrumento musical.

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar ocompasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.

Como não podia deixar de ser, a música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões. Historiadores da música afirmam que a modinha (da Europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a valsa, o tango e a polca, são grandes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro gênero popular urbano do Brasil. Os principais instrumentos utilizados no choro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.

 

  • Representação

A sede da regional norte do Ministério da Cultura funciona em Belém (PA), e tem o paraense Rodrigo Viana, como representante dos sete estados.

 

  • O Messias

O espetáculo teatral “O Messias” será encenado, nesta sexta (30), na área da igreja Santa Cruz, bairro Jardim felicidade I (zona norte), às 20h. A realização é da Associação Cultural Santa Art’s, que há 22 anos realiza o evento. Entrada franca.

 

  • Seminário

Ministro da Cultura Sérgio Leitão, estará em Macapá, dia 2 de abril, para participar do seminário “Cultura Gera Futuro”. Macapá é a primeira capital do país.
O evento é para capacitar produtores culturais e gestores públicos para utilizarem os mecanismos de fomento à cultura, disponibilizados pelo governo federal.

 

  • Fórum

Fórum Permanente dos Gestores e Conselhos Estadual e Municipal de Cultura do Amapá, com a presença do Ministro da Cultura Sérgio de Sá Leitão.
Dia 2 de abril, às 15h, no Museu Sacaca (av: Feliciano Coelho – Trem).

 

  • Ciclo

O ciclo do Marabaixo 2018 vai começar no bairro da Fevela, dia 31 de março e encerra dia 3 de junho.
O barracão da Tia Gestrudes Saturnino, na av: Duque de Caxias, entre as ruas Manoel Eudóxio Pereira e Professor Tostes. Participe.

 

  • Bom de ouvir

Programa “O Canto da Amazônia” na Diário FM 90,9, de segunda à sexta, às 16h.
Valorizando a cultura tucuju. Bom de ouvir.

 

  • Conquista

Artesãos e mestres de comunidades tradicionais, que produzem artesanato no Brasil, ganharam um portal para expor seus trabalhos.
Trocar experiências e profissionalizar o setor, a nova plataforma faz parte da Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro e foi financiada com incentivos fiscais da Lei Rouanet. (www.cultura.gov.br).