Heraldo Almeida

O que é música instrumental?


A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como “Taiane”, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou “The Great Gig in the Sky”, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, a voz é usada como instrumento musical.

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar ocompasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.

Como não podia deixar de ser, a música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões.

Historiadores da música afirmam que a modinha (da Europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a < /span>valsa, o tango e a polca, são grandes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro gênero popular urbano do Brasil. Os principais instrumentos utilizados no choro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.

 

  • É hoje

Show “Verso Livre” do cantor e compositor João Amorim, nesta sexta (18), no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a partir das 22h.
Informações: 98139-4322 e 99161-5842.

 

  • Agenda

Hoje tem o projeto Sexta Cultural, na casa de show Samba Café (esquina da rua Jovino Dinoá com a av: 1º de maio – Trem). A partir das 22h.
Banda Quinteto Ponto Com e Osmar Júnior. Informações: 99147-7851
e 98136-3999.

 

  • Namorados

Dia 8 de maio tem o show “Amor e Música”, com Amadeu Cavalcante e Nani Rodrigues, em homenagem ao dia dos namorados.
No Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a partir das 22h). Informações: 99111-0201 e 99126-6262.

 

  • Arraiá

A Liga Junina de Macapá (LIGAJUM) vai realizar seu 1º festival de quadrilhas juninas, de 19 a 22 de junho, denominado de “Arraiá da Capitá”.
Na sede do Trem Desportivo Clube, na av: Feliciano Coelho – Trem. 20h.

 

  • Forrobodó

Quadrilha junina Simpatia da Juventude vai realizar a 18ª edição do maior pré festival de quadrilhas juninas, denominado de “Forrozão da Simpa”.
Dia 19 de maio (sábado). Informações: 98119-4589.

 

  • Tambor

Dias 26 e 27 de maio tem a Festa do Tambor, que é o aniversário do bairro do Laguinho, a partir das 16h (26) e 9h (27), no Banco da Amizade, ao lado do colégio Azevedo Costa.

 

  • Prêmio

Programa “O Canto da Amazônia” está concorrendo ao Troféu Imprensa na categoria “Melhor Programa de Cultura e Informação no Rádio”.
A votação vai até 30 de maio. Acesse www.tucujudeouro.com.br e vote.