Heraldo Almeida

O que é música instrumental?


A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como “Taiane”, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou “The Great Gig in the Sky”, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, a voz é usada como instrumento musical.

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar o compasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.

Como não podia deixar de ser, a música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões.

Historiadores da música afirmam que a modinha (da Europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a valsa, o tango e a polca, são grandes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro gênero popular urbano do Brasil. Os principais instrumentos utilizados no choro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.

 

  • Louvre

Artista plástico, Augusto Leite, vai expor duas obras de sua autoria, no Louvre (Paris – França), considerado o maior museu de artes do mundo.
São elas: ”Sinfonia do Amapá” e “O Remanso da Fortaleza Antiga” estarão nos dias 19, 20 e 21 de outubro naquele fantástico cenário. Parabéns.

 

  • Lançamento

No sábado (13), será o lançamento do livro “Amores do Sol”, do escritor e poeta, Lucão.
No Macapá Shopping (Livraria Acadêmica), às 8 da noite. Boa pedida.

 

  • Barca

Nesta quinta (11), é dia da 3ª edição do projeto Barca do Iraguany, na casa de cultura Sankofa, na Orla do Santa Inês, a partir das 16h, começando com oficina de Marabaixo pelo Banzeiro do Brilho-de-Fogo. A partir das 20h, o show será por conta dos artistas: Enrico Di Miceli, Nel Pureza, Nonato Santos, Finéias Nelluty, Banzeiro do Brilho-de-Fogo, Roni Moraes, Erick Pureza, Beto Oscar, Paulinho Bastos, Adelson Preto, Oneide Bastos, Mayara Braga, Andréia Lopes, Mulheres que Gigam, Nani Rodrigues, Peterson Assim, Eloá Cyrus, Gerinaldo Pinheiro, Tico Baixista e Neilton Pezão. Informações: 98109-0563 e 99113-7083.

 

  • Beleza

Dia 21 de outubro a beleza da mulher tucuju vai entrar em cena com o Concurso “A Mais Bela Amapaense 2018”.
No Teatro das Bacabeiras, a partir das 20h. Informações: 98131-8039 e 98118-4810.

 

  • Destaque

Poeta amapaense Ricardo Pontes, já tem um belo trabalho reconhecido na literatura amapaense, com obras registradas em vários livros.
Nascido no bairro da cultura popular, o Laguinho, o artista expressa em seus textos, todo o seu sentimento ao berço negro, onde foi parido. Merece o destaque e o registro da coluna.

 

  • Reinauguração

Conselho Estadual de Cultura (Cepec) está de casa nova e a reinauguração está agendada para esta quinta (11), às 16h.
Av: Cora de Carvalho – Sta. Rita.

 

  • Jazz

Dias 19 e 20 de outubro vai acontecer a 10ª edição do Amapá Jazz Festival, que é o maio festival de música instrumental da Amazônia. Dia 19 (19h): Carvô Jazz, Elias Coutinho – Amazon Music e Ricardo Pereira. Dia 20 (19h): Ariel Moura, Homenagem ao mestre Espíndola, Ney Conceição – Big Band e Mestre Solano da Guitarrada.

 

  • Agenda MPA

Sexta, 12, tem show de Osmar Júnior e Rambolde Campos no Projeto MPA (Música Popular Amapaense), no palco do Norte das Águas.
O espetáculo começa, às 9 da noite, com Nathal Vilar (voz e violão), e mais o balcão cultural, artes plásticas e o Momento Lennon.
No Complexo Marlindo Serrano – Araxá. Informações: 98400-1872 e 99146-1947.